Pesquisa:
 

Quinta-feira, 3 Janeiro 2008 00:25

ESPANHA
Socialistas respondem a ataque - Igreja afastou-se da democracia



O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro José Rodríguez Zapatero, respondeu aos ataques da Igreja católica com um comunicado no qual fala de ataque à democracia e à liberdade.


A Igreja, recorde-se, realizou no domingo uma manifestação com milhares de pessoas em Madrid, durante a qual vários bispos atacaram Zapatero, acusando-o de pôr em causa a família tradicional e a “transmissão da vida”, devido à defesa do aborto e dos casamentos homossexuais.

O PSOE considerou que a Igreja “se afastou dos fundamentos essenciais da democracia”, pois só a sociedade “tem poder para ordenar os princípios da liberdade individual”. O ‘N.º2’ do Partido, José Blanco, considerou ainda: “Se os bispos querem fazer política estão no seu direito, mas têm de se apresentar nas urnas.” Em defesa do governo de Zapatero, o partido enumerou “os novos direitos” que as novas leis vieram defender, como “a igualdade efectiva entre homens e mulheres, e o direito de todas as pessoas contraírem matrimónio, sem discriminação”. Para Manuel Chaves, presidente do partido, os valores defendidos pelos bispos são “arcaicos, integristas e ultraconservadores”.

Esta polémica surge numa altura em que se verifica uma perda de popularidade do primeiro-ministro que pode comprometer a vitória socialista nas legislativas de 9 de Março. Dois estudos de opinião dão ao PSOE cerca de 42% das tendências de voto, contra cerca de 40% do Partido Popular (PP), maior partido da oposição.

(F. J. Gonçalves com agências)

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal