Assim para o ano quando o censo bater á porta da casa dos Brasileiros, vai perguntar se reside algum casal homossexual.
É o retrato de uma época, o censo vai por isso alterando as suas questões ajustando-se à sociedade do momento, obtendo dessa forma uma imagem mais real dos cidadãos e famílias Brasileiras, e o mesmo se passará no resto do mundo.
O primeiro recenseamento realizado no Brasil foi em 1872 (oito ano depois do primeiro recenseamento em Portugal), e a pergunta que se fazia era: -Você é livre ou escravo?. Hoje essa pergunta não faz sentido, pois somos todos/as cidadãos livres.
Da mesma forma que nos anos 60 se perguntava se havia televisão em casa, hoje a pergunta é saber quantos computadores existem no domicilio e se tem ligação á net.
O primeiro censo realizado em Portugal foi em 1864, tínhamos uma população efectiva de 4.188.410, uma media de 4.1 pessoa por agregado familiar, e uma das perguntas que se fazia era se tinham ou não criados, note-se que os chamados criados de então não são os criados de hoje.
Em Portugal o INE já tem dados sobre os lares onde vivam duas pessoas do mesmo sexo em união de facto, dados que acreditamos possam aumentar no próximo censos.