Índice
On-Line
Notícias

Segunda-feira, 1 Dezembro 2008 19:08

PORTUGAL
Governo apresenta medidas contra o VIH/SIDA



A ministra da sa√ļde, Ana Jorge, anunciou hoje que os testes VIH/SIDA ser√£o gratuitos para todos os utentes do servi√ßo nacional de sa√ļde. Neste momento o teste j√° √© gratuito (e an√≥nimo) quando realizado nos CAD distribu√≠dos por todo o pa√≠s mas s√£o pagos quando pedidos por um m√©dico.


Ana Jorge anunciou tamb√©m a inten√ß√£o de aumentar o n√ļmero de diagn√≥sticos precoces da infec√ß√£o em particular junto de grupos mais vulner√°veis. Para ajudar nesta tarefa v√£o ser disponibilizadas cinco novas unidades m√≥veis: uma para cada administra√ß√£o regional de sa√ļde. As unidades m√≥veis al√©m de realizarem testes disponibilizam tamb√©m informa√ß√£o e aconselhamento.

Também serão lançados centros de terapêutica combinada dirigidos a pessoas que são simultaneamente portadores do VIH/SIDA e dependentes de drogas. Numa outra vertente as mães VIH+ receberão gratuitamente leite para os seus bébés "durante um mínimo de 12 meses". O acesso a este benefício será feito nas "farmácias hospitalares, através de prescrição médica".

Mais informação sobre testes anónimos gratuitos do VIH/SIDA em Portugal disponíveis em: www.portugalgay.pt/hivmais/ .

Índice
On-Line
Notícias
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados