Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Sábado, 1 Outubro 2011 01:45

SÉRVIA
Marcha do Orgulho LGBT é proibida



A Marcha do Orgulho LGBT (Parada Ponosa) da Sérvia, que deveria ter lugar no domingo, foi proibida hoje pelo Conselho de Segurança Nacional. O Conselho anunciou que iria proibir a marcha do orgulho, assim como três contra-protestos de extrema-direita que foram planeadas amanhã e domingo.


Membros do Parlamento Europeu e Degert Vincent, chefe da delegação da UE na Sérvia, tinha pedido anteriormente que fosse respeitada a liberdade de expressão e a liberdade de reunião, apesar das ameaças de violência por parte de vários grupos de extrema-direita.

Grupos organizados tem ameaçado regularmente violência física em larga escala em toda a região de Belgrado, se o Pride gay, lésbico, bissexual, transgénero e transexual se realizasse. No ano passado, 150 policias e membros do público foram feridos, 250 detenções foram feitas, e as autoridades reconheceram mais de 1 milhão de euros em de danos à propriedade pública.

O Conselho de Segurança Nacional apresentou como justificação para a proibição de todos os eventos planeados, a incapacidade das forças policiais para lidar com estes confrontos. Neste momento não é claro se os organizadores do pride vão tentar ir em frente com o evento.

Num relatório de junho de 2011, o Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Thomas Hammarberg destacou a forte oposição pública a eventos do orgulho LGBT na Sérvia. O Parlamento Europeu irá tomar nota dos acontecimentos deste fim de semana no seu relatório de adesão da Sérvia, prevista para início de 2012.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal