Porque em pleno século XXI cidadãos são agredidos pelo simples facto de serem identificados como homossexuais.
Para erradicar a homofobia da sociedade portuguesa, para colocar um termo à discrimnação.
Antes que seja tarde!
> Solidariedade para com os homossexuais e demais cidadãos agredidos. > Exigir a instauração de um inquérito independente à forma como as forças de segurança do distrito de Viseu lidaram com a actuação de milícias populares anti-homossexuais e a ineficiência perante as queixas de violência física e verbal de que foram vítimas. > Exigir medidas do Governo Português para erradicar a homofobia da sociedade portuguesa e a discriminação Pelos direitos humanos - dia 15 de Maio em Viseu a tua presença é vital!
No dia 15 de Maio de 2005 cerca de 300 pessoas afirmaram publicamente que a homofobia não pode ser tolerada em Portugal.
Na ocasião foi entregue uma Moção às autoridades locais, este documento (subscrito também pelo PortugalGay.PT) está disponível na secção Política e Direitos.
Uma concentração convocada por: Amnistia Internacional; Horus - associação gay, lésbica, bissexual e transsexual de Viseu; SOS Racismo; Associação ILGA-Portugal; Clube Safo; PortugalGay.PT; Associação Não Te Prives; Olho Vivo - associação para a defesa do património, ambiente e direitos humanos; @t. - associação para o estudo e a defesa do direito à identidade de género; Associação Opus Gay; Panteras Rosa - Frente de Combate à Homofobia; APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, AJP-Acção Justiça e Paz; Secção de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra; ATTAC-Portugal;
O PortugalGay.PT quer deixar aqui o seu agradecimento a todos aqueles que tornaram possível esta reportagem, e às Panteras Rosa a cedência de fotos adicionais para a mesma.