Tivemos a oportunidade estar em Sydney, Austrália, a quando dos Gay Games 2002. O que vimos foi algo que está a "anos luz" da mentalidade Portuguesa. Veja-se só este pormenor: tiveram que dispensar voluntários porque os candidatos eram demais. Fizeram selecção para ficarem apenas com os melhores. Nós neste nosso país quanto muito, teríamos de pagar para ter os "voluntários" necessários para o que quer que fosse.
Quando voltamos de Sydney conversamos com algumas pessoas no sentido de em 2006, Montreal, Canadá, receber uma equipa Portuguesa fosse do que quer que fosse e as questões típicas foram:
Temos três anos para nos preparar-mos para os próximos Gay Games. todos temos três anos para deixar de lado alguns gastos supérfluos: menos um jantar ou uns copos.
Estejamos a participar num encontro do tipo de Madrid ou nos jogos do tipo Gay Games, o importante é estar presente, pelo nosso país, pelas nossas cidades, por nós próprios.
"Juegos del Sol" foi um evento fabuloso organizado pelo clube de Madrid Halegatos. Várias nacionalidades a praticarem diversos desportos. E se ganhar é bom, o importante foi o convívio, a alegria, a partilha e divertimento que se viveu em três dias que estivemos todos juntos.
É verdade, nós participamos no voleibol, o desporto que nos pareceu mais adequado para quem não faz nenhum desporto que não seja a manutenção no ginásio, e sim: já não jogávamos faz muitos anos, mas o importante era estar lá e soube muito bem jogar com pessoas que "entendem".
Ficam aqui as fotos do evento.
Mais informações sobre o evento em: www.sungames.org