Pride Varsóvia 2001 (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Reportagem

Pride Varsóvia 2001

Pride 2001
por Rex Wockner para PortugalGay.PT
fotos por Krzysztof Garwatowski/Nowy Men

VARSÓVIA -- Mais de 200 pessoas marcharam em Varsóvia, em 1 de Maio na primeira marcha do orgulho GLBT da Polónia.

Liderada por drag queens, a "Marcha da Igualdade" teve início na Praça do Castelo, um dos locais mais conhecidos da Polónia, prosseguiu para a rua Krakowskie Przedmiescie (uma rua importante na cidade antiga), e pararam em frente ao Palácio Presidencial onde foi lida uma declaração que exigia do Presidente Aleksander Kwasniewski o apoio às leis de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.

A marcha parou depois na Universidade de Varsóvia onde denunciaram a escola de descriminação contra os homossexuais e terminou no Monomento a Copérnico.

Dois políticos participaram na marcha: o deputado socialista Piotr Ikonowicz e o líder da União Democrática de Esquerda, Robert Biedron.

Ikonowicz, que foi candidato presidencial o ano passado prometeu apoio a todos as iniciativas de legalização das uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Numa manifestação após a marcha, o organizador Szymon Niemiec pediu ao Sejm, o parlamento Polaco, que formasse uma comissão que colocasse a lei Polaca em linha com as directivas da União Europeia em termos de igualdade para os homossexuais. Niemiec também incitou os cidadãos homossexuais e lésbicas para bombardiarem os políticos com questões dos direitos dos GLBT até ás eleições parlamentares de 23 de Setembro.

A marcha foi organizada pelo ramo Polaco da International Lesbian and Gay Cultural Network, a organização de luta contra a SIDA TADA, a revista Nowy Men, a revista Outsider magazine e o site www.gay.pl.

Maio 2001
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal