Texto e fotos por PortugalGay.PT. Todos os direitos reservados.
Estamos a um dia do fim, de mais uma edição do Portugal Fashion, numa edição dedicada às propostas para Outono/Inverno de 2011/2012.
O PortugalGay.pt está desde o primeiro dia (23 Março, quarta-feira), a mostrar o que de mais significativo tem passado no edifício da Alfândega.
E neste terceiro dia pudemos ver Andreia Oliveira, que num quadro filosófico nos apresentou a mistura harmoniosa das lãs e organzas. Mas também uma imagem robotizada descrita em linhas mais angulosas, e desenhados com tiras de fazenda que se coordenam para transmitir uma imagem mais robusta.
Seguiu-se-lhe Luciana Teixeira, que se inspirou em "Watermarks", um trabalho fotográfico de Nana Bisp Büchert. Estampados de uma mescla de azuis fortes e mais suaves, a lembrar a água esse elemento indispensável à vida. Trouxe-nos também algumas alternativas mais rectas, avolumadas com fartos pêlos negros.
A dupla Fernando Lopes e Hugo Veiga, apresentaram-nos por um lado argumentos de um conforto climatérico, traduzido em peças mais quentes e austeras, que contrastaram com esvoaçantes organzas, e vestidos leves e transparentes, numa paleta de cores essencialmente neutras. Vicente Internacional, exibiu-nos uma entrada com "highlights" de tom azul, a iluminar cortes confortáveis, e estampados fortes monocromáticos, num estranho paladar visual demonstrativo de uma luxúria animal cosmopolita, cultural e chic.
Numa linha radicalmente diferente, surge TM Collection. Criatividade traduzida nas emoções dos tecidos, de algodão/seda e veludo, pintados com cores de carvão, branco e vermelhos profundos. Tudo combinado num crescimento individual e glória obsessivos de acessórios a lembrar por um lado o mais tradicional folklore dos nativos norte-americanos e por outro, o mais europeu dos prados helvéticos.
A noite não estaria completa sem a passagem na passerelle de Miguel Vieira, que abriu a apresentação da sua colecção invertendo a passerelle. Eles e elas, misturam-se numa elegância lírica, que nos inspira as noites na Ópera House. Eles num registo de alfaiate, elas em tecidos gravateiros, apresentam-se esguias e longas. Ainda neles destaca-se os acessórios em pele, e a sapataria com a assinatura, claro está MV.
Amanhã a 28ª edição do Portugal Fashion despede-se com um dia bem preenchido, começando pelos colectivos Indústria e Calçado passando para Carlos Gil, Jordann Santos (bloom), Diogo Miranda, Margarida Gentil (bloom), Lion of Porches, Diana Matias (bloom), Vicri, Luís Onofre, Daniela Barros, Dielmar, Estelita Mendonça (bloom) e, para encerrar esta edição, Fátima Lopes.