Reportagem: Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa 2010 (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Reportagem

Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa 2010

Foi este final de semana que se realizou a décima primeira edição da Marcha do Orgulho LGBT (Lésbico, Gay, Bissexual, Transgénero) de Lisboa.
Iniciada em 1999 com reinvindicações que ainda continuam actuais. Contudo este ano a questão do casamento teve outro discurso com a questão da parentalidade aliada à construção de uma família. Precisamente a mesma questão que ficou vedada com a nova lei do Casamento Civil, quando o governo adicionou uma cláusula que afasta os casais do mesmo sexo de poderem adoptar, criando a situação caricata de que quem quer adoptar só o poderá fazer antes de se casar.
A marcha começou com poucas pessoas tendo em conta a conquista do casamento e mesmo edições anteriores, mas foi engrossando ao longo da caminhada passando a cerca de 5 milhares (segundo as autoridades) mas ainda longe do milhão de Madrid e os vários milhões do Brasil.
Algo morna, mas colorida, chegou ao seu destino onde pudemos escutar discursos com sentidos semelhantes mas diferentes nas palavras, na força das mesmas e como foram projectadas por cada um dos intervenientes. Alguns tiveram energia própria, como foi o caso de Belmiro Pimentel o agente da PSP que ano passado se afirmou como um policial homossexual, e reforçou esta posição no sábado quando subiu ao palco improvisado existente no Martin Moniz, dizendo "o meu nome é Belmiro Pimentel e sou agente da PSP". Estas palavras desencadearam a maior ovação escutada até ao momento. Mas foi o discurso de Sérgio Vitorino, representante das Panteras Rosa, que além de ter recebido a maior ovação da tarde, foi também o discurso onde as palavras foram proferidas com uma energia e mensagem que impressionaram a assistência.
Depois desta intervenção surge a inesperada vontade da ILGA Portugal de também fazer um discurso no final desta marcha, ao contrário do que era sua intenção inicialmente. Aparentemente as diversas formas de fazer política ainda continuam a gerar reacções diversas dentro do próprio movimento LGBT.
O PortugalGay.pt esteve lá como sempre, e disponibiliza uma foto-reportagem breve e algumas entrevistas que desejamos seja do vosso agrado (disponíveis em PortugalGay.pt/tv).
Recordamos que a próxima marcha do orgulho é no dia 10 de Julho no Porto.

Preparativos

PreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativos

A Marcha

A MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA MarchaA Marcha

Discursos

DiscursosDiscursosDiscursos
19 Junho 2010
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal