Reportagem: Arraial Pride 2009 (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Reportagem

Arraial Pride 2009

Foi este fim-de-semana, sábado 27, que se realizou junto á Torre de Belém a 13ª edição do Arraial Pride, uma celebração à vida e à não discriminação com base na orientação sexual e identidade de género, e também uma comemoração do 28 de Junho de 1969. O Arraial Pride já teve vários pousos com início no Príncipe Real em 1997, passou depois pela Praça do Município; Praça da Figueira, Parque do Calhau; Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço), e este ano, a Torre de Belém, que é uma repetição, uma vez que já havia por lá passado em 2001. 13º é também o artigo da Constituição Portuguesa que diz que nenhum ser humano pode ser discriminado sobe qualquer pretexto, e onde a orientação sexual é uma das razões enunciadas. Esta coincidência numérica foi realçada pelo actual Presidente da Ilga Portugal, Paulo Corte Real, durante o seu discurso algo emocionado, talvez pelos aspectos positivos mas, que esquecia os outros menos positivos. Também presente pela primeira vez, o Presidente de Câmara de Lisboa, António Costa a saudar todos os participantes deste evento que é também apoiado pela CML.

Assim o lado positivo:

Este ano o arraial pode contar com um espaço dedicado às crianças: o "Arraialito". Uma vez que os GLBT não são pessoas inférteis e muito menos vazias de amor, e por isso tem crianças biológicas e adoptadas que precisam ter o seu espaço enquanto os pais dão uma perninha pelas mais de uma dezena de tendas de comes e bebes. O espaço estava, obviamente, aberto a todos os pais e crianças quer GLBT quer não. Para animar a tarde houve ainda os "Queer Games", que era composto por actividades físicas peculiares como corrida em salto altos, lançamento da pochete e corrida obstáculos em saia travada. Parabéns pois tratou-se de uma actividade divertida e muito bem coordenada pela elegantíssima Jenny Larrue. Parabéns ainda aos voluntários, que estiveram sempre atentos ás necessidades dos convivas.

Os aspectos menos positivos:

Uma ausência notada de associações GLBT no recinto da "pista", com a excepção da Associação Rede ex aequo. Para além desta associação estiveram presentes num espaço denominado "Espaço Associativo" as associações Não Te Prives; GAT e Amnistia Internacional, ou seja para um evento que reivindica a não discriminação, as associações parecem ter tratamentos discriminatórios, e/ou diferenciados. Também a lamentar (a nosso ver e de alguns transeuntes com quem tivemos oportunidade de conversar), o tipo de músicas apresentada ao vivo, cujas letras feriram ou cansaram algumas pessoas mais susceptíveis, bem como o demasiado longo espectáculo de transformismo. Outro ponto a lamentar foi o numero de WC que foi claramente reduzido, sites experientes em logística de eventos aconselham um WC por cada 300 pessoas, foi por isso um dia de sorte para a vegetação circundante pois muitos foram os homens e mulheres que tiveram de urinar entre arbustos e carros, ou junto destes, ou rodeados por amigos a servirem de protecção visual do acto que se tem como íntimo.

No entanto a organização está de parabéns pelos pontos de inovação e por isso positivos, mas há claramente trabalho ainda a fazer em outros aspectos que correram menos bem.

As cerca de 4000 pessoas que ocorreram ao recinto foram ainda ensombradas por um chuvisco por volta da meia-noite, que as remeteu para o interior de algumas tendas por breves instantes privando a maioria de assistir ao espectáculo, e de dançar, com a excepção de alguns resistentes a quem a chuva foi mais um pretexto de animação.

O evento previa terminar manhã dentro, mas terminou mais cedo uma vez que o "São Pedro" não esteve com meias medidas e por volta das 03:30 da manhã lançou sobre Lisboa, e sobe o espaço do evento uma chuvada diluviana que levou a que desta vez o convivas que ao invés de se abrigarem, abandonassem o recinto.

O Arraial Pride volta para o ano, acreditando que seja por volta do dia 26 de Junho, esperamos por isso um grande evento onde os aspectos positivos de mantenham, e os menos positivos estejam corrigidos.

NOTA PG: Próximos eventos Pride, é já no dia 11 de Julho, na cidade do Porto, a 4ª Marcha do Orgulho no Porto, com início na Praça da República pelas 15 horas e a 9ª edição do Porto Pride, que se realiza uma vez mais no espaço coberto do Teatro de Sá da Bandeira, pois não vá o São Pedro fazer das suas. Mais informações sobre eventos pride em Portugal disponível em: www.portugalpride.org.

À tardinha

EntradaWelcome Center ILGA PortugalCaldas / Vampiras Lésbicas / Brussels AirlinesZayas EditoraEsplanadaNa RelvaNa RelvaPolícias SimpáticosMaria LisboaOh! Gina / PurexO Baco Era GayFriends Bairro AltoXero do BrasilMarcha Orgulho Lisboa 2009Rede Ex AequoBear SpotLabyrinto / MaxStasha106 Club / FinalmenteBica no Petisco / Primas BarFieis a Santos / Fieis ao BairroVista da Torre de BelémRestauração / Louge AreaPódium Queer GamesDivulgação 4ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto e Porto Pride 2009Concertos com BadLovers e Hysteria Iberika

Queer Games

Queer GamesQueer GamesQueer GamesQueer GamesQueer GamesQueer Games

À noitinha

Bears SimpáticosPeople SimpáticoPeople SimpáticoPeople SimpáticoPeople SimpáticoPreços SimpáticosFila WC (Nada Simpática!)Plastic Poney (live)People Simpático106 SimpáticoNatasha Semmynova Simpática

Chuva (Nada Simpática!)

Chuva (Nada Simpática!)Chuva (Nada Simpática!)Chuva (Nada Simpática!)

Boas vindas com Paulo Corte-Real e Sara Martinho (ILGA Portugal)

Boas vindas com Paulo Corte-Real e Sara Martinho (ILGA Portugal)

Show com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de Alcorcon

Show com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de AlcorconShow com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de AlcorconShow com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de AlcorconShow com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de AlcorconShow com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de AlcorconShow com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de AlcorconShow com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de AlcorconShow com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de AlcorconShow com Deborah Kristall e Companhia + La Terremoto de Alcorcon
27 Junho 2009
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal