Reportagem: 18ª Gala Abraço (2010) (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Reportagem

18ª Gala Abraço (2010)

Ontem realizou-se a 18ª Gala da Abraço, mais conhecida pela Gala dos Travestis.
O São Luis dezoito anos depois da primeira edição volta a encher-se de amigos e admiradores desta arte, e apoiantes desta causa.
Pelo palco passou um leque de vinte um artistas desta arte e alguns convidados especiais, onde se notou algumas ausências, mas que este leque presente soube e muito bem colmatar.
Pelas 21:30 abriram-se as cortinas e deu-se início ao espectáculo que num formato mais ligeiro, foi anunciando a entrada dos artistas da noite, numa primeira parte repleta de caras conhecidas como Silvie Kass e Luna, ou de outra geração Bell Dominique que fez a abertura da noite.
Os artistas seguiram-se apresentados por pessoas conhecidas da nossa praça foram eles: Wanda Stuart - Vitor de Sousa – Lili Caneças - Eládio Climaco - Vicky Fernandes - Clara de Sousa e Heitor Lourenço, este último emocionado devido a um quadro de memória onde surgiu nomes e caras que marcaram o nosso panorama artístico e não só, onde Heitor Lourenço relembrou uma colega de trabalho e por isso a sua voz encabulada.
Destacamos dois momentos, um pela vivacidade e a frescura de um número recheado de movimento e coreografia, o outro pela procura na aproximação ao original. Falamos dos artistas Tania Skin e Swayze, que encheram o palco com a execução de danças de salão bem coreografadas e executadas com harmonia, mostrando que ainda há muito de novo para se fazer nesta arte do transformismo. O segundo momento foi uma viagem ao passado que nos fez sentir no Olympia de Paris, a escutar Edith Piaf, embora no palco do São Luis, executado por Didi Piaf, numa interpretação arrepiantemente próxima do original.
Ainda a destacar o novo registo de Silvie Kass, que deixou para trás a imagem de Shirley Bassey, e nos apresentou um visual mais radical, bem como a letra “I Just Wanna Fucking Dance”, de Alision Diear.
A noite estava animada e antes do intervalo podemos saber quem foram os galardoados desta edição tendo como fundo os participantes da gala em modo baile de gala de máscaras. Assim o prémio carreira foi entregue a uma actriz que faz parte do teatro Português, não sendo passível falar de um sem a presença do outro, é ela, Manuela Maria, estreou-se em 1958 no teatro de revista com a peça “Vamos á Lua” apresentada no Teatro ABC.
O prémio Personalidade do Ano, foi entregue a uma artista que o Jornal “The Guardian” disse ser “uma diva da música do mundo”, e que tal como Amália no seu tempo, leva o nome de Portugal e do Fado aos quatro cantos do mundo, seu nome de baptismo é Marisa dos Reis Nunes, mas todos a conhecemos simplesmente por Mariza.
Por último o prémio Ruth Bryden, entregue a quem com esta artista trabalhou, Suelly Kadillac. Conhecido transformista da noite alfacinha, por várias gerações.
Diria que tivemos uma segunda parte mais ligeira mas igualmente recheada de brilho, que terminou com a personagem “Natasha Semmynova”, também a cara do cartaz 2010. Cartaz que foi polémico por ser apontado como um “trote” à imagem da República, “…como se estivéssemos na época de Salazar, e não se poder brincar com as imagens…” disse Margarida Martins, presidente da Associação Abraço.
Foi uma noite em grande que terminou pouco depois da meia-noite com os artistas em palco, descaracterizados, ou se preferirem desprovidos dos seus alter-egos, das suas personagens, um final simples mas repleto de significado.
Apenas de notar a não presença dos órgãos de comunicação, não esteve qualquer canal de televisão presente, bem como de alguns artistas anunciados mas que não marcaram a sua presença nesta gala, enriquecendo ainda mais aquela que foi uma grande noite.
Parabéns à produção, Carlos Castro, e à Associação Abraço pelo seu trabalho ao longo destes anos, porque a Sida, ainda existe.

Estiveram presentes no palco da gala
Abertura: Bell Dominique, Wanda Stuart, Vera Croft, Claudia Fux, Luna
2º Bloco: Lili Caneças, Claudia Ness, Armani D'Vyne, Fanny Star e Dyezel
3º Bloco: , Sylvie Kass, Linda Xennon, Suelly Cadillac
4º Bloco: Eládio Clímaco, Valeria Vanini, Simone de Oliveira e Vitor de Sousa
5º Bloco: , Heitor Lourenço, Swayze e Tania Skin, Faradiva, Didi Piaf
Prémios da noite: Prémio Carreira - Manuela Maria, Personalidade do Ano - Mariza, Troféu Ruth Bryden - Suelly Cadillac
6º Bloco: Nicole Vartin, Rickya Ricki, Emma Strass, Betty Brown, Catherine Lara, Petra Soraya, Natasha Semmynova
Grand Finalle: Margarida Martins, Carlos Castro

Abertura

Bell DominiqueBell DominiqueBell DominiqueBell DominiqueWanda StuartWanda StuartWanda StuartVera CroftVera CroftClaudia FuxClaudia FuxLunaLunaLuna

2º Bloco

Lili CaneçasLili CaneçasClaudia NessClaudia NessArmani D'VyneArmani D'VyneArmani D'VyneArmani D'VyneFanny Star e DyezelFanny Star e DyezelFanny Star e Dyezel

3º Bloco

3º Bloco3º BlocoSylvie KassSylvie KassSylvie KassSylvie KassLinda XennonLinda XennonLinda XennonSuelly CadillacSuelly CadillacSuelly CadillacSuelly Cadillac

4º Bloco

Eládio ClímacoValeria VaniniValeria VaniniValeria VaniniValeria VaniniSimone de Oliveira e Vitor de SousaSimone de Oliveira e Vitor de SousaSimone de Oliveira e Vitor de SousaSimone de Oliveira e Vitor de SousaSimone de Oliveira e Vitor de Sousa

5º Bloco

5º Bloco5º BlocoHeitor LourençoHeitor LourençoSwayze e Tania SkinSwayze e Tania SkinSwayze e Tania SkinFaradivaFaradivaFaradivaDidi PiafDidi Piaf

Prémios da noite

Prémios da noitePrémio Carreira - Manuela MariaPrémio Carreira - Manuela MariaPrémio Carreira - Manuela MariaPrémio Carreira - Manuela MariaPrémio Carreira - Manuela MariaPrémio Carreira - Manuela MariaPersonalidade do Ano - MarizaPersonalidade do Ano - MarizaPersonalidade do Ano - MarizaTroféu Ruth Bryden - Suelly CadillacTroféu Ruth Bryden - Suelly CadillacTroféu Ruth Bryden - Suelly CadillacTroféu Ruth Bryden - Suelly CadillacTroféu Ruth Bryden - Suelly Cadillac

6º Bloco

Nicole VartinNicole VartinNicole VartinRickya RickiRickya RickiRickya RickiEmma StrassEmma StrassEmma StrassEmma StrassBetty BrownBetty BrownBetty BrownCatherine LaraCatherine LaraCatherine LaraPetra SorayaPetra SorayaPetra SorayaPetra SorayaNatasha SemmynovaNatasha SemmynovaNatasha SemmynovaNatasha Semmynova

Grand Finalle

Grand FinalleGrand FinalleGrand FinalleGrand Finalle
1 Dezembro 2010
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal