Teatro e Espectáculos - Apesar das Evidências (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Apesar das Evidências



Apesar das Evidências

de Joclécio Azevedo

REPOSIÇÃO:
13 Dezembro 2003, 21:30
Teatro do Campo Alegre, Sala-Estúdio, Porto
Reservas através do número: 226 063 000. Sujeitas à lotação da sala

ESTREIA ABSOLUTA:
3, 4 e 5 Abril 2003, 19:30
Rivoli Teatro Municipal, Pequeno Auditório, Porto

"Apesar das evidências" constitui uma reflexão sobre a matéria/corpo do performer e sua relação com a imagem. O espectáculo explora espaços dentro do espaço de representação e a própria noção de representação em si. Num misto entre peep-show, conferência e espectáculo, o performer reformula e ao mesmo tempo auto-analiza o seu discurso. Recorre para isso a pequenas ficções pessoais, desmontadas e expostas em palco, que questionam as suas fragilidades, dissimulações e a produção da sua imagem pública. O corpo como não-evidência, como obra constantemente reconstruída e revisitada. A circulação do desejo é promovida num jogo de ocultação e revelação do performer, cujo papel social oscila, segundo alguns, entre o Narciso e o Idiota.

Joclécio Azevedo nasceu no Brasil em 1969. Concluiu o curso de Teatro do Balleteatro Escola Profissional em 1993, tendo frequentado paralelamente aulas de dança clássica e contemporânea. Fez estágio em teatro de sombras com a companhia Gioco Vita em Piacenza, Itália. Como intérprete trabalhou com José Caldas, João Paulo Seara Cardoso, Roberto Merino, José Wallenstein, Isabel Barros, Né Barros (Balleteatro companhia), Ana Figueira, Joana Providência, Pedro Carvalho, Gary Stevens e Ronit Ziv. De 1997 a 1999 dirigiu e programou o "Perspectivas - Festival de Teatro e Dança de Vila do Conde. Em 1999 participou em duas "dance constructions" de Simone Forti ("The Huddle") e ("Slant Board") que foram apresentadas no programa complementar da exposição Circa/68 no Museu de Serralves. Participou no workshop "Performance e Novas Tecnologias" promovido em conjunto pelo IPAE, British Council e Rivoli Teatro Municipal, em 1999 e 2000, sob a orientação de Sarah Rubidge e John-Marc Gowans. Em Junho de 2001 participou nos "Repérages - Reencontres Internationales de la Jeune Chorégraphie" em Lille, tendo integrado também a residência coreográfica resultante dos encontros e organizada pelo Danse à Lille/Sybel Ballet Teatre, na Tunísia. Foi co-criador no projecto "Seis Português", a convite do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura e que resultou no espectáculo 2ª Mão, estreado no Teatro do Campo Alegre. Participou no projecto "Faraway Friend" de André Guedes, apresentado no BRRR - Festival de Live Art em setembro de 2001 no espaço Maus Hábitos no Porto. Participou com os seus trabalhos na Plataforma de Dança Portuguesa Contemporânea "Mudanças 2002", no Festival Portugal realizado no Treffpunkt Rotebuhlplatz em Stuttgart e na programação do AEROWAVES no The Place em Londres. Integrou a primeira ilha do CAPITALS (Acarte, 2002) e o projecto MUGATXOAN (Arteleku(San Sebastián), Fundação de Serralves(Porto) - 2002). Entre as suas últimas criações destaca: "Biodegradável" (1999), "message to the fish" (2000), "of cabbages and kings" (2001), "monsterpiece" (2002) e "Apesar das Evidências" (2003).

Trabalhou recentemente como intérprete na nova criação do coreógrafo Suíço Jean-Marc Heim estreada em Novembro no Teatro Arsenic em Lausanne.

Em 2004 irá ser co-criador e intérprete, juntamente com Colette Sadler, numa intervenção coreográfica para o Centre of Contemporary Arts de Glasgow.


Ficha técnica da Estreia

Apesar das Evidências Criação e interpretação: Joclécio Azevedo
Artistas digitais: Hélder Dias e Susana Jaques
Sonoplastia: Sérgio Cruz
Fotografia: Alberto Magno
Tradução: Artur Jorge Silva
Co-produção: Culturporto/ Rivoli Teatro Municipal / Núcleo de Experimentação Coreográfica


 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal