(PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

MCC Smart

Mudar Lâmpadas Painel de Instrumentos Smart ForTwoMudar Lâmpadas Painel de Instrumentos Smart ForTwo

Material Necessário:
1 chave TORX 10 (com pelo menos 8cm de comprimento)
1 alicate pequeno de pontas chatas (para montar/desmontar LEDs) ou uma chave de parafusos pequena (se apenas vai mudar lâmpadas normais)



1. Remover os 4 parafusos na parte de baixo da coluna do volante.
Os parafusos estão assinalados com as setas na imagem.
Após remover os parafusos o painel remove-se para cima depois de separar os encaixes indicados pelos círculos na imagem.



2. Deslocar o painel para a esquerda.


3. Substituir as lâmpadas.
Para facilitar esta operação pode ser necessário remover a ficha verde na imagem (basta pressionar as 2 patilhas laterais da ficha e puxar).

As lâmpadas são removidas rodando 90º. A colocação faz-se de forma inversa: insere-se primeiro e roda-se 90º. Verificar se as lâmpadas ligam realmente antes de montar o painel.
As lâmpadas assinaladas com A iluminam o painel de informações (mudança actual, quilómetros percorridos, gasolina, etc)
As lâmpadas assinaladas com B iluminam o velocímetro propriamente dito.
As outras lâmpadas são utilizadas para os indicadores luminosos (piscas, óleo, etc). Cada uma tem um número ao lado em alto relevo. A correspondência entre estes números e a função respectiva está disponível na parte de trás do painel (canto superior esquero na imagem).
As cores dos suportes das lâmpadas variam conforme as versões dos smarts. No caso deste smart os suportes são todos laranjas: laranja forte para as 4 lâmpadas principais de 2.0W, laranja claro para os outros indicadores. Na imagem os suportes azuis são dos LEDs da ultraleds.co.uk.

Instalação de LEDs
As lâmpadas B devem ser substituídas por LEDs foscos para garantir uma iluminação mais uniforme possível. No caso dos LEDs azuis utilizados ((509T) Twist Fit Bulb Custom Super Blue 10k Frosted) estes dão menos luz que a iluminação por lâmpadas normais e as indicações no painel ficam com um tom azulado, mas mesmo assim o painel é legível na maior parte das situações. O ponteiro mantém a sua cor vermelha.
As lâmpadas A podem ser substituídas por LEDs normais ou foscos e a iluminação do painel é equivalente ou melhor que a das lâmpadas original (excepto, como é óbvio, na cor). Uma nota sobre utilização de LEDs na posição A: quando se liga os mínimos/médios/máximos há uma ligeira cintilação no painel de informações iluminado por LEDs (pois a redução de intensidade de luz é feita utilizando uma sequência muito rápida de ligar/desligar, que no caso de lâmpadas comuns é compensada pela inércia térmica das mesmas), no caso do nosso carro essa cintilação não é notória em condições normais de utilização.

NOTA: Ter cuidado para não deixar cair as lâmpadas ou LEDs na coluna de direcção... encontrar uma lâmpada no meio dos fios e cabos pode ser uma tarefa bem difícil, eventualmente impossível.



Eventualmente pode ser necessário ajustar as patilhas metálicas para garantir um correcto contacto eléctrico. LEDs disponíveis prontos a instalar em www.ultraleds.co.uk. Para aqueles com uma veia ainda mais hobbistica (ou bolsa mais apertada) é relativamente simples instalar um LED comum num dos suportes das lâmpadas 509T existentes.



4. Montar tudo de novo.
Por ordem inversa da desmontagem: a) encaixar o painel na posição, b) apertar os 4 parafusos.

5. Resultado final.
com LEDs azuis normais para o painel de informações ((509T) Twist Fit Bulb Custom Super Blue 10k Standard) e foscos ((509T) Twist Fit Bulb Custom Super Blue 10k Frosted) para o indicador de velocidade.
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal