(PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

MCC Smart

MCC Smart ForTwo: Perguntas e Respostas (FAQ)MCC Smart ForTwo: Perguntas e Respostas (FAQ)

Qual a diferença entre LEDs e lâmpadas "comuns"?

Vantagens dos LEDs:
baixíssimo consumo: um grupo de LEDs para substituir uma lâmpada de Stops por exemplo gasta cerca de 2 W para dar praticamente a mesma luz que uma lâmpada de 25 W (uma poupança de 92%)
elevada eficiência / temperatura muito baixa de funcionamento: A maior parte da energia gasta num LED é convertida em luz visível, numa lâmpada normal a maior parte da energia gasta é convertida em calor. Na prática o aquecimento de LED comum é desprezável enquanto que a temperatura na superfície de uma lâmpada ultrapassa normalmente os 80ºC. A eficiência dos LEDs é particularmente marcante em utilizações monocromáticas (os LEDs "brancos" não são tão eficientes como os restantes LEDs).
resistência mecânica: Os LEDs são praticamente imunes a vibrações e choques
durabilidade: Um LED dura em média 100'000 horas, uma lâmpada normal fica-se por umas 1'000 horas.
mais possibilidades de design: Os LEDs têm uma área de emissão de luz de reduzidas dimensões o que possibilita instalações que seriam impensáveis com lâmpadas comuns
velocidade de resposta: Um LED liga e desliga em microsegundos, uma lâmpada pode demorar até 1 segundo (ou mais) desde que é aplicada a tensão até emitir uma luz estável.

Desvantagens dos LEDs:
custo: Os LEDs são mais caros do que as lâmpadas que vão substituir. Uma lâmpada comum pode custar cerca de 1 euro, um conjunto de LEDs de substituíção pode variar entre 5 a 10 euros.
sensibilidade à temperatura: A gama de temperatura de funcionamento de um LED é tipicamente entre -25 e +85ºC. A utilização em ambientes extremamente quentes reduz significativamente a vida do LED e pode alterar permanentemente as suas características de eficiência e tonalidade de luz. As lâmpadas comuns, pelo contrário, funcionam sem problemas mesmo em temperaturas extremas. Os LEDs não podem ser utilizados a curta distância de lâmpadas comuns (por exemplo: para substuir as lâmpadas de mínimos nos faróis do smart fortwo) pois o aquecimento das lâmpadas de médios e máximos vai afectar os LEDs.
sensibilidade a variações de tensão: Um LED pode ser destruído em resultado de um pico de tensão relativamente modesto, as lâmpadas comuns são muito mais resistentes (mas vêem a sua vida útil reduzida).
velocidade de resposta: A luz emitida pelas lâmpadas não é afectada por pequenos cortes de energia, no caso dos LEDs estas variações podem ser visíveis.
diferente geometria de emissão de luz: Na maior parte dos casos os conjuntos de LEDs de substituição das lâmpadas emitem a luz para o espaço envolvente de uma forma diferente das lâmpadas o que pode ser crítico em algumas utilizações específicas (principalmente com os novos farolins que utilizam reflectores cuidadosamente pensados para a emissão de uma lâmpada comum).
questões legais: Conjuntos de LEDs podem ser recusados numa vistoria ao veículo se não forem instalados de origem.



voltar



 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal