Saúde e Bem Estar - Sífilis (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay
<

Sífilis

>

Publicado em 1 Janeiro 2012 00:05 (23:05Z)



Sífilis
Uma infecção facilmente tratável no início, mas se abandonada pode ser extremamente grave

Informação básica



A Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível causada por uma bactéria (Teponema pallidum). Pode afectar qualquer pessoa. Pode ser transmitida durante sexo vaginal, oral ou anal. Pode também ser transmitida durante o parto.

Quais os sintomas da sífilis?



Fase 1: Incubação

Quando ocorre a primeira infecção. Não existem sintomas nesta fase. Podem decorrer entre 10 a 90 dias até que um teste de sangue revele a doença.

Fase 2: Sífilis Primária

Aparece uma lesão rosada ou ulcerada, geralmente indolor, no pénis, vagina, boca ou anús que pode passar desprecebida. Esta lesão pode desaparecer sem tratamento mas a bactéria permanece no corpo. Pode tambem ter os gânglios linfáticos inchados. A doença pode ser transmitida nesta fase.

Fase 3: Sífilis Secundária

Podem aparecer mais lesões generalizadas, especialmente nas mãos e pés. Estas lesões podem ter diferentes aspectos variando desde manchas a pápulas eventualmente com escamação. Sem tratamento estes sintomas também podem deseaparecer. A doença pode ser transmitida facilmente nesta fase e é detectável num teste de sangue.

Fase 4: Sífilis Latente

Esta fase pode durar 5 a 20 anos sem sintomas específicos, mas um teste sanguínio detecta a doença. A bactéria permanece no corpo e pode causar diversos problemas de saúde sérios. No entanto a doença não é transmissível nesta fase.

Fase 5: Sífilis Terciária

Nesa fase são finalmente visíveis os danos causados pela sífilis no organismo, podem revelar-se problemas na pele, cérebro, coração ou articulações.

A sífilis é perigosa?



Sim! Se não for tratada pode causar danos permanentes no cérebro, no coração e outros problemas de saúde a longo prazo. No caso da grávida pode causar sérios problemas ao recem-nascido incluindo a morte. A presença de úlceras pode facilitar a transmissão de outros vírus como o VIH e Hepatites.

Como é tratada a sífilis?



Dependendo da fase pode ser necessária uma ou mais injecções de antibióticos (normalmente penicilina) para eliminar a bactéria. Em alguns doentes podem ser tomados medicamentos via oral. Para controlar a evolução do tratamento, é necessário fazer testes de sangue regulares até ao completo desaparecimento da mesma. Todos os parceiros sexuais (até 12 meses antes dependendo da fase em que a doença foi diagnosticada) devem ser tratados a título profilático

Como evitar o contágio da Sífilis?



  • O uso de preservativo é aconselhável mas não oferece uma protecção completa.

  • Se o seu parceiro tem sífilis, não tenham sexo enquanto os sintomas estiverem presentes e se possível até ambos terminarem o tratamento



  • Notas:
    Estes documentos são apresentados a título meramente informativo e não dispensam o conselho do seu médico.
    Esta informação foi recolhida de várias fontes na Internet, consulte a página de links para mais informação
    Informe-se e informe o seu parceiro sobre as DSTs, use sempre um preservativo, evite o sexo anónimo, limite o número de parceiros sexuais.
     
    © 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
    A Sua Opinião
    Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
    Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

    Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

    Não é um robot

    Por favor marque as caixas UM e DOIS.
    Depois clique em OK.

    © 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
    Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal