Saúde e Bem Estar - Candidíase (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay
<

Candidíase

>

Publicado em 24 Junho 2013 14:32 (13:32Z)



Candidíase
A candidíase vaginal é uma infecção de origem fúngica que ocorre na vagina e na área circundante.

Informação Básica



A candidíase vaginal é uma infecção de origem fúngica que ocorre na vagina e na área circundante. Apesar de não ser uma doença sexualmente transmissível, pode transmitir-se durante o sexo, pelo que este deve ser evitado durante a infecção.

Esta infecção é geralmente inofensiva, porém os seus sintomas podem ser muito desconfortáveis e caracterizar-se por corrimento vaginal com consistência leitosa, comichão e irritação da vagina.

Causas



Na maioria dos casos, a candidíase vaginal é causada pelo fungo Candida albicans, naturalmente presente na vagina da mulher.

Quando ocorre uma alteração do equilíbrio vaginal, quer seja pela toma de antibióticos, durante a gravidez, pela presença de diabetes ou devido a ao sistema imunitário enfraquecido, ocorre o crescimento do fungo candida, que leva posteriormente ao desenvolvimento de sintomas.

Os sintomas da candidíase podem assemelhar-se aos das doenças sexualmente transmissíveis, pelo que é importante fazer o despiste. Se a candidíase se tornar muito recorrente, também é importante avaliar que condições de saúde lhe podem estar subjacentes.

Tratamentos



Para o tratamento da candidíase vaginal podem estar recomendados medicamentos de aplicação tópica ou comprimidos de administração oral. Tratamentos tópicos como o Daktarin vaginal em creme ou os óvulos vaginais Gyno-Pevaryl são muito eficazes na eliminação da infecção, actuando geralmente em poucos dias.

No caso de a candidíase se tornar recorrente, pode ser necessário recorrer a antifúngicos sistémicos, como por exemplo o Diflucan 150, cuja toma única facilita a sua administração e alivia rapidamente os sintomas.

A escolha do tratamento depende de mulher para mulher e de acordo com o tipo de infecção, devendo os tratamentos de aplicação tópica ser a primeira escolha, principalmente em infecções esporádicas.

Informação disponibilizada por pt.121doc.net.



Notas:
Estes documentos são apresentados a título meramente informativo e não dispensam o conselho do seu médico.
Esta informação foi recolhida de várias fontes na Internet, consulte a página de links para mais informação
Informe-se e informe o seu parceiro sobre as DSTs, use sempre um preservativo, evite o sexo anónimo, limite o número de parceiros sexuais.
 
© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal