Saúde e Bem Estar - Balanite (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay
<

Balanite

>

Publicado em 20 Maio 2013 13:35Z



Balanite
A balanite é o nome dado ao entumecimento da cabeça do pénis.

Informação básica



A balanite é o nome dado ao entumecimento da cabeça do pénis e pode ter várias causas.

Apesar de ser comum nas crianças, também ocorre com alguma frequência nos homens adultos, cerca de 1 em cada 10 homens, podendo ter também como sintomas corrimento por baixo do prepúcio, ulceração e dificuldade em urinar.

Causas



A causa mais comum de balanite é a irritação da pele, geralmente por falta de higienização, especialmente após urinar. O uso de sabonetes e géis de banho perfumados também pode causar irritação, bem como produtos detergentes. As doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia, o herpes genital e a sífilis também podem ser uma das causas da balanite, tal como a infecção pelo fungo candida albicans, responsável pela candidíase vaginal nas mulheres.

Apesar de a candidíase estar mais associada às mulheres, os homens também podem sofrer sintomas desta infecção fúngica, sendo um deles a balanite. A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, porém pode ser transmitida durante as relações sexuais. A identificação correcta dos sintomas é importante no sentido de procurar o tratamento mais adequado, apesar de os sintomas se assemelharem bastante aos das doenças sexualmente transmissíveis.

A balanite causada por candidíase pode ser evitada pela limpeza regular do pénis e pelo uso de preservativo aquando de relações sexuais como uma mulher com candidíase. Devem ser evitados produtos e sabonetes irritantes na área genital, bem como efectuar uma secagem correcta do pénis após a lavagem.

Tratamentos



Existem vários produtos de venda livre em creme ou comprimidos para tratar a balanite causada por candidíase. Porém, e no caso de estes não serem eficazes, pode recorrer-se a medicamentos de prescrição médica que eliminam a infecção com sucesso. O tratamento de prescrição médica mais indicado é o Diflucan (fluconazol), um antifúngico potente administrado numa única dose. Como se trata de um medicamento de prescrição, é sempre necessária uma consulta presencial ou uma consulta online com um médico devidamente credenciado para a obtenção deste tratamento. Tratar esta infecção é importante não só pelo incómodo causado, mas principalmente no caso de pacientes com um sistema imunitário enfraquecido, de forma a evitar a disseminação pelo organismo.

Informação disponibilizada por pt.121doc.net.



Notas:
Estes documentos são apresentados a título meramente informativo e não dispensam o conselho do seu médico.
Esta informação foi recolhida de várias fontes na Internet, consulte a página de links para mais informação
Informe-se e informe o seu parceiro sobre as DSTs, use sempre um preservativo, evite o sexo anónimo, limite o número de parceiros sexuais.
 
© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal