Conteúdo gráfico de artigo de opinião (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Associação OpusGay  


Conteúdo gráfico de artigo de opinião



Este documento não foi subscrito pelo PortugalGay
Conteúdo da exclusiva responsabilidade dos signatários.mais informações

Exmo. Sr. Director e Exmo. Sr.Provedor do Leitor do jornal Público:

A Opus Gay vem por este meio solicitar a publicação da seguinte reflexão sobre o conteúdo gráfico (imagem) que acompanhou o artigo da Professora Tereza Pizarro Beleza, "Sexo, Mentiras e Cidadania", publicado a 14 de Outubro no vosso jornal.

O artigo em causa defende o reconhecimento dos direitos dos gays e das lésbicas. A imagem que o jornal escolheu para acompanhar o artigo é a de um drag queen a ser beijado na face.

Não haveria jornalismo preconceituoso e discriminador nisto se a disseminação constante e sistemática de imagens de drag queens quando se refere questões gays e lésbicas não fosse também a divulgação e promoção de um estereótipo caricatural e apercebido como negativo pela opinião pública. E, no caso, pior, ao ser o jornal a introduzir um conteúdo num artigo de autor que contraria, quase com má fé, a tese do próprio autor em causa.

Paradoxalmente a drag queen em causa é até uma figura pública no nosso movimento, um combativo dirigente dos gays e lésbicas surdos. Mas o vosso jornal opta por reduzi-lo a uma imagem percebida pela generalidade da opinião pública como ridícula, extravagante, caprichosa e absolutamente desnecessária.

Muito agradeceríamos que numa próxima oportunidade houvesse pois, da vossa parte, um maior cuidado na escolha das imagens. O jornalismo não se quer promotor de reduções estereótipicas incentivadoras de discriminação.

Quando houver da vossa parte o desejo de produzir um artigo sério sobre o valor e o papel dos drag queens e drag kings na nossa sociedade, reconhecido como importantíssimo por todos os teóricos das ciências sociais, estaremos à vossa disposição para vos ajudar. De forma redutora, caricatural e discriminadora, não.

A Direcção da Opus Gay

OpusGay

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal