PortugalGay.pt Pocket!
Índice Notícias
HISTÓRIA: Nova biografia apresenta Leonardo da Vinci como homem abertamente gay
Ter, 9 Jan 2018

HISTÓRIA: Nova biografia apresenta Leonardo da Vinci como homem abertamente gay
Uma nova biografia explora a vida de Leonardo da Vinci como um homem abertamente gay no século XV em Florença.

O trabalho de Walter Isaacson, "Leonardo da Vinci: The Biography", é baseado em milhares de páginas dos cadernos de Leonardo di ser Piero da Vinci e novas descobertas sobre a sua vida e trabalho. Embora a sua sexualidade não seja propriamente novidade, até que ponto Leonardo vivia a sua vida como homem gay era algo desconhecido.

Isaacson é um conhecido autor que escreveu biografias sobre outros pensadores notáveis como Albert Einstein, Henry Kissinger, Steve Jobs e Benjamin Franklin. Mais recentemente, o seu livro de 2007 "Einstein: His Life and Universe" foi adaptado para a série "Genius" da National Geographic, protagonizado por Geoffrey Rush como Einstein.

O livro cita a série de companheiros do sexo masculino de Leonardo, a representação da sexualidade masculina na sua arte e as acusações de sodomia feitas contra ele durante a sua vida. Ele foi duas vezes acusado publicamente de ter tido sexo com outros homens, um jovem protegido masculino seu foi removido por causa da "vida perversa que levava" com Leonardo, e os seus próprios escritos repetidamente divagam sobre a sua própria atração pelos homens - e uma quase revolta ao sexo com mulheres.

Isaacson apresenta Leonardo como "um pouco desajustado socialmente: ilegítimo, gay, vegetariano, canhoto, facilmente distraído e às vezes herético".

O livro desafia conclusões anteriores, reveladas numa altura de repressão social da homossexualidade, na história da arte de que Leonardo teria tido uma vida celibatária.

Não há razão para acreditar que ele permaneceu no celibato, pelo contrário: na sua vida e nos seus diários, há muita evidência de que ele não estava envergonhado dos seus desejos sexuais. Aliás, ele parecia divertido com eles.Nos seus desenhos e esboços, ele mostrou um fascínio muito maior para o corpo masculino do que o feminino. Os seus desenhos de nus masculinos tendem a ser trabalhos de beleza suave mostrando o corpo inteiro. Em contraste, quase todas as mulheres que ele pintou, com exceção de uma Leda e o Cisne agora perdido, são vestidas e mostradas a partir da cintura

Isaacson explica que Leonardo foi atraído romântica e sexualmente pelos homens e, ao contrário de Michelangelo, parecia lidar muito bem com a situação. Ele terá tido muitos jovens lindos a frequentar o seu estúdio e a sua casa. Dois anos depois de ter enfrentado acusações públicas de sodomia, numa página de um dos seus muitos desenhos de um homem mais velho e um rapaz bonito de frente para o outro, ele escreveu:

Fioravante di Domenico de Florença é o meu amigo mais querido, como se ele fosse o meu ...

3. pág. seguinte...

PortugalGay.pt (Portugal)

PortugalGay.pt Pocket!   @
©2000-2018 Todos os direitos reservados PortugalGay®.pt