Porque é que nós, gays, preferimos os homens! (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay
Espaço Aberto
Opinião

Porque é que nós, gays, preferimos os homens!

Nov 2004

Simão Mateus
Fico perdido a olhar para o tecto do quarto a pensar porque será que nós, gays, preferimos os homens? Ficou-me essa questão para digerir e pensar, ruminar sobre o tema. Confesso que é mais difícil do que parece dar uma resposta a algo que poderia parecer tão simples. Bem, porque é que eu prefiro homens às mulheres? Por falta de ter experimentado o sexo feminino não foi, já estive com mais mulheres do que maior parte dos meus amigos “hetero”! Dando a volta à questão: Porque é que maior parte dos homens preferem as mulheres? Pensando bem também não há resposta científica a isso, e quando levei a questão a casais hetero meus amigos deram aquela resposta que não admite réplicas nem dúvidas: «Porque sim!»

Realmente “porque assim” é a melhor resposta. No final de contas deveremos gostar de homens pelos mesmos motivos que a maioria das mulheres gostam do sexo masculino – cerca de 90% a acreditar nas estatísticas mais consensuais. Queridas leitoras, conseguem enumerar as razões objectivas porque a maioria de vós gosta de homens? Será pelo aspecto masculino? Pelos ombros largos? Pela face áspera da barba? Ou simplesmente pelo orgão sexual que nos caracteriza a nós, homens? Não sei porque razão os gays, preferem os homens, mas de uma coisa tenho a certeza: a razão é plural e à “razão” de uma por cabeça, ou seja: cada um de nós tem as suas razões e eu querer dar aqui a “resposta solução” era incorrer num erro que não me perdoavam.

A preferência por pessoas do mesmo sexo nem se deve a ter alguém “mais semelhante” a nós. Não pense que um casal de lésbicas passa o dia a discutir dietas, perfumes e dos últimos episódios das novelas. Elas podem ser tão diferentes como numa relação heterossexual. Eu e o meu companheiro não passamos o dia a discutir futebol ou o último modelo de carro que saiu! Temos os mesmos problemas que a maioria das pessoas, acrescidos de muitas vezes não os podermos resolver em conjunto. As poucas vantagens duma relação gay é eu poder usar algumas coisas que o meu namorado usa. Imagine uma relação em que tem outra pessoa a quem recorrer quando precisar de um vestido, dum batom ou de um tampão nos dias mais chatos!

Quase sempre, o querer saber a razão dos gays gostarem de homens leva à questão da existência dos gays ou das diferentes orientações sexuais. Já agora, caras leitoras, é esta a designação correcta: não são opções mas sim orientações. Opção é eu poder levar uma vida heterossexual apesar de me sentir atraído por homens! Continuando: mais uma vez na questão do motivo da existência de diferentes orientações sexuais as respostas estão longe de serem consensuais, únicas e aceites. Uns dizem que é genético, outros dizem que é social, outros educacional, outros ocasional, a existência duma “mãe castradora”, a não existência da mãe, o tamanho dum lóbulo da hipófise, a falta de um modelo masculino, a falta de convívio com raparigas durante a infância, ou então a convivência obsessiva com raparigas durante a infância! Até já ouvi que a explicação básica para tudo isto resume-se em para que lado está a curvatura do pénis! Como vêem as tentativas de resposta à existência de diferentes... diferentes quê? Diferentes orientações sexuais (muito bem) são tão variadas, díspares e antagónicas que é impossível dar a “resposta solução”.

Portanto, caras leitoras, o meu conselho é: se tiverem um amigo gay, uma colega lésbica, um filho, um pai, um irmão, ou quem sabe um marido homossexual, não percam tempo a tentar entender porque é que ele se sente atraído por pessoas do mesmo sexo. Percam antes tempo a demonstrarem-lhe que gostam dele/dela e que apesar da sua diferente orientação sexual vocês tem força para superar o preconceito e encontrar nele ou nela o ser humano maravilhoso/a que ele/ela é!

Simão Mateus
Artigo originalmente publicado na Cosmopolitan nº 124, Agosto 2002
 

Porque é que nós, gays, preferimos os homens!

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal