PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

ESPANHA: Despedimento transfóbico


Domingo, 15 Novembro 2009 19:47 (18:47Z)



ESPANHAA 5 de Junho por volta das onze da manhã, María Jesús Lastra, de 49 anos, começou a trabalhar fazendo sandes numa cafetaria no Casco Viejo. Pelas duas da tarde, foi despedida por ser transexual.

"Expulsaram-me por ser transexual", afirmou. A sua história foi ouvida no tribunal Social Noº 1 de Vitória, pois esta mulher decidiu levar o caso "até ao fim".

Nada fazia pensar que o contrato de "seis meses" duraria apenas algumas horas. María Jesús entrou "às onze horas da manhã" de uma sexta-feira como ajudante de cozinha e "às duas da tarde" reuniu-se com seu chefe a quem, aparentemente, tinham chegado alguns rumores sobre a sua nova empregada. "Ligou-me e disse que tinha ouvido que eu era uma pessoa transexual e que não podia manter-me no local", afirmou na sua queixa perante a Inspección Provincial de Trabajo. Os motivos alegados que basearam a sua decisão suscitaram profunda indignação na mulher, que não acreditava que a despediam porque "os bêbados e os jovens poderiam meter-se comigo pela minha condição".

O dono do bar fê-la "assinar um papel e deu-me 40 euros". Para María Jesús, presidente da associação 'Soy como soy' de transexuais asturianos (nasceu em Gijón, Astúrias) não restava mais nenhuma dúvida: tinha sido "despedida sem justa causa por discriminação sexual por causa da minha condição". Assim, decidiu fazer a denúncia, na qual também solicitava uma conciliação com a empresa e um reconhecimento verbal e escrito dos factos, o que fez a 8 de Junho por "demissão injustificada e discriminação" à Inspección Provincial de Trabajo.

A reunião ocorrida a 22 de Junho não deu frutos, e o caso seguiu para os tribunais. A 5 de Novembro deu-se a primeira audição, enquanto membros do Ehgam Álava, grupo que reúne gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgéneros na província, faziam uma concentração ao meio-dia para mostrar o seu apoio.

Mas a luta de María Jesús começou há uma década. Em finais dos anos noventa conseguiu que a juíza que supervisionava os estabelecimentos prisionais das Astúrias ditasse que tinha o direito de se vestir como mulher numa prisão masculina, onde permaneceu por dois meses por roubar numa loja.

Marcadores/Tags:

espanha transexual ong lésbicas gay

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorARGENTINA: Transexual suporta dois meses de terror, abusos e vergonha
 

Notícia seguinte


SeguinteESCÓCIA: Polémica por um Jesus transexual
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal