PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
As Últimas Notícias: 25 MAI 14:24 - BRASIL: Comissão do Senado dá luz verde a projecto uniões civis de gays e lésbicas | 21 MAI 07:45 - CANADÁ: Jenna Talackova é uma das miss simpatia | 20 MAI 12:50 - EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado | 23 MAI 00:19 - REINO UNIDO: Advogado aconselha atletas olímpicos LGBT de países hostis a pedirem asilo em Londres | 23 MAI 23:51 - ESPANHA: Casal gay de Pinguins do Zoo de Madrid vão ser pais em breve | 23 MAI 11:49 - EUA: Pena de 30 dias para implicado em suicídio gay gera polémica | 21 MAI 22:20 - PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto | 21 MAI 17:52 - PORTUGAL: Scissor Sisters afinal estarão em Portugal a 17 de Julho | 23 MAI 21:23 - EUA: Cada vez mais abertura para jogadores gays | 22 MAI 11:28 - EUA: Movimento NAACP apoia igualdade no casamento civil
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

EQUADOR: Transexual consegue alteração de identidade sem CRS


Quinta-feira, 12 Novembro 2009 20:10 (19:10Z)



EQUADORUma transexual mudou a sua identidade no documento de identificação para aparecer como uma mulher, graças à primeira decisão judicial para o efeito emitida após uma batalha judicial que durou oito anos.

Aos 37 anos, o nome em que tinha sido registado pelos seus pais no registo civil do Equador passou para Dayris Estrella Estevez. A identificação é agora definida como mulher.

"Eu sinto-me livre, mais livre do que nunca," disse numa entrevista ao canal televisivo Teleamazonas, exibindo o documento nas mãos para as câmaras.

O juiz da Corte de Justicia de Pichincha, Ramiro Garcia, decidiu a favor do pedido por estár em conformidade com acordos internacionais sobre direitos humanos e com a Constituição em vigor desde o ano passado.

A sua decisão considera que "não se remete somente à mera genitália ou aos cromossomas, mas entende-se que a parte psicológica da pessoa também tem grande importância e, além disso, define a identidade. É isso que foi reconhecido," referiu o juiz perante a televisão.

Deixa mesmo a porta aberta para uma possível mudança física a cargo do Estado. "Foi estabelecido que o Estado é, através do sistema de saúde pública, quem tem a responsabilidade de assumir esse encargo", referiu.

O juiz baseou-se em vários artigos da Constituição aprovada no ano passado, garantindo o direito à não discriminação e "o direito à identidade pessoal e coletiva, que inclui ter um nome, devidamente registrado e livremente escolhido, e conservar, desenvolver e reforçar as características suaves materiais e imateriais da identidade".

Paulo Rodrigues, director do Registo Civil, reconhece que "O que está inscrito no BI é uma mulher e não um homem, então assistem-lhe os direitos que as mulheres têm de se casarem com homens.

Estévez, dedicada ao activismo pelos direitos sexuais, não descarta a hipótese de se casar e adoptar crianças no futuro, mas para já a sua prioridade é "continuar a lutar pelos direitos" de pessoas como ela.

A sua abordagem à justiça começou em 2001. Em 2008, o Provedor de Justiça aprovou o pedido para alterar o nome e sexo, mas a decisão não foi respeitada o Registo Civil.

Nelson Zavala, um pastor evangélico e conselheiro da família, disse que o caso foi "uma abominação aos olhos de Deus".

Marcadores/Tags:

equador transexual casamento família

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorCHILE: Passo importante embora curto
 

Notícia seguinte


SeguinteBELIZE: Jovem transexual discriminada na escola por ser feminina
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal