PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

CINEMA: Cinema Gay e Lésbico em Lisboa


Quarta-feira, 30 Agosto 2006 12:02 (11:02Z)



CINEMACento e catorze filmes vão ser exibidos no 10.º Festival de Cinema Gay e Lésbico, FCGLL, que se realiza em Lisboa entre 15 e 24 de Setembro, nos cinemas Quarteto e São Jorge. O certame terá uma extensão, entre os dias 25 e 29, no Instituto Goethe.

No total, o FCGLL mostrará 30 longas-metragens (10 das quais em competição), 34 documentários (18 em competição) e 50 curtas-metragens (36 em competição).

Das dez longas-metragens em competição, duas são originárias dos Estados Unidos e outras duas da Argentina, sendo as restantes de produção alemã, espanhola, bósnia, e austro-alemã (uma cada).

O júri que escolherá o melhor filme presente nesta secção é constituído pela actriz e escritora Ana Zanatti (presidente), o produtor e distribuidor francês Daniel Chabannes e o realizador espanhol Roberto Castón.

A designação do melhor documentário caberá a um júri integrado pela jornalista e ensaísta alemã Manuela Kay (presidente), o realizador João Pedro Rodrigues e o encenador Luís Assis.

O público terá também um papel de avaliador “oficial” do festival, concretamente na escolha da melhor curta-metragem.

Fora de competição serão projectadas cinco longas-metragens, 12 documentários – um dos quais de produção portuguesa, «Doutor Estranho Amor», de Leonor Areal – e sete curtas-metragens.

O programa inclui ainda uma retrospectiva histórica do cinema gay e lésbico espanhol e um panorama circuito comercial 2005/2006, com a prevista exibição de «Odete», do português João Pedro Rodrigues, além de um ciclo de cinema digital, a decorrer no Instituto Goethe.

Estão também agendados um debate e um fórum, respectivamente sobre «Homofobia – O que é e o que não é» (dia 19, às 17h30, no auditório do Instituto Franco-Português, e «A homofobia e a transfobia em Portugal» (dia 24, às 16h30, no Cinema Quarteto).

Estão em disputa prémios para a melhor longa-metragem (mil euros), para o melhor documentário (mil euros) e para a melhor curta-metragem (500 euros).

O festival abre, dia 15, às 21h00, no Cinema São Jorge, com a estreia nacional da longa-metragem argentina «Un Año Sin Amor», de Anahí Berneri, vencedora do Teddy Award para Melhor Longa-metragem, da Berlinale, em 2005. Para o encerramento, dia 23, às 21h00, também no São Jorge, a organização do certame programou a longa-metragem espanhola «Electroschock», de Juan Carlos Claver.

[Mais informações em: www.portugalgay.pt/lxfilmfest/]

Marcadores/Tags:

cinema gay portugalgay.pt

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorPORTUGAL: Oficina de São José afasta quem denunciou maus-tratos
 

Notícia seguinte


SeguinteEUA: Padre acusado de violação para 'retirar demónio lésbico'
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal