PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

EUA: Casamentos Entre Pessoas do Mesmo Sexo em Massachusetts São Válidos pelo Menos Até 2006


Segunda-feira, 29 Novembro 2004 00:59 (23:59Z)



EUADepois de recentes derrotas nas urnas, o movimento dos direitos LGBT norte-americano conquistou uma pequena vitória nos tribunais. O Supremo Tribunal, órgão máximo de jurisprudência dos EUA, recusou-se a julgar um processo de grupos conservadores que queriam abolir a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado do Massachusetts. Há um ano, o tribunal máximo do Massachusetts legalizou o casamento entre homossexuais naquele estado. Três mil foram celebrados desde então. Ao recusar-se a ouvir as queixas dos grupos conservadores, o Supremo Tribunal federal está na prática a dizer que não está interessado, por agora, em pronunciar-se sobre o controverso tema do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a garantir que a lei se manterá em vigor - pelo menos até 2006, quando poderá haver um referendo para alterá-la. Os argumentos dos conservadores que queriam abolir a lei do Massachusetts eram de teor mais "técnico" do que moral. Os queixosos argumentavam que a Constituição federal devia "defender os cidadãos do Massachusetts da usurpação do poder pelos seus próprios tribunais". Ou seja: os que se opunham ao casamento "gay" consideravam que os tribunais do Massachusetts haviam excedido a sua autoridade. A recusa do Supremo cancela esta via de argumentação. No próximo ano, o parlamento estadual do Massachusetts poderá propor uma mudança à sua constituição; essa decisão conduziria a um referendo em 2006, propondo aos cidadãos do estado legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo mas banir o casamento.

Marcadores/Tags:

eua casamento parlamento família gay

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorNIGÉRIA: Nigéria quer condenar homem à morte por fazer sexo gay
 

Notícia seguinte


SeguinteBRASIL: Campinas ganha atendimento de saúde para travestis
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal