NIGÉRIA: Candidato presidencial quer descriminalizar a homossexualidade, mas... (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quarta-feira, 29 Agosto 2018 10:42

NIGÉRIA
Candidato presidencial quer descriminalizar a homossexualidade, mas...



Donald Duke aceita a questão desde que as pessoas não mostrem publicamente que são homossexuais.


A homossexualidade é ilegal no país, com penas até 14 anos anos de prisão no país em geral, e apedrejamento até há morte em 12 estados do norte com a lei da Sharia.

Mas Donald Duke, um dos dez candidatos que concorrem à presidência na eleição do ano que vem, disse que pretende descriminalizar a homossexualidade e que teria um ministro gay em seu gabinete - desde que permanecessem no armário.

O ex-governador de Cross Rivers State, no sul da Nigéria, fez os comentários em um programa no YouTube chamado On The Couch, onde disse aos anfitriões: "Eu quero falar sobre género - vou fazer perguntas sobre homossexuais".

Mas eu não os criminalizaria. Eu garantiria que eles tivessem a proteção da lei.
Se eles querem exibir sua sexualidade, isso é uma afronta às normas da sociedade, às normas atuais
 Donald Duke

Um dos entrevistadores pediu-lhe para ser mais claro no que quer dizer com "exibir sua sexualidade".

Duke explicou: “Quando cheguei em Nova York e passei pelo aeroporto, e na zona dos passageiros, dois homens juntaram-se e deram um beijo, certo. OK?", reforçando a ideia de que "Mantenha em sua casa".

E continuou explicando que "Há certas coisas que podemos fazer na América, que podemos fazer em Inglaterra, que podemos fazer na Nigéria e que não podemos fazer na Arábia Saudita" concluindo que "Temos que respeitar as leis da sociedade."

Quando questionado se teria uma pessoa gay em seu gabinete, ele disse que a sexualidade de cada pessoa é privada. E quando questionado se essa pessoa quisesse casar com outra pessoa, ele explicou que a lei não o permite mas "Se ele quer morar com outro homem ..."

Donald Duke, de 56 anos, tem um longo historial na política, tendo sido um opositor da controlo militar na Nigéria e foi governador de Cross River State, com cerca de 3 milhões de habitantes, de 1999 a 2007 e anteriormente foi Comissário para Finanças e Planeamento de 1992 a 1993. Esta é a segunda vez que concorre às presidenciais, em 2007 desistiu a meio da corrida apoiando o candidato que acabou por ser eleito.

NIGÉRIA: Candidato presidencial quer descriminalizar a homossexualidade, mas...

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal