Notícias - PORTUGAL: Convite para concerto de cantor homofóbico começa a gerar reações (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quarta-feira, 28 Março 2012 21:53

PORTUGAL: Convite para concerto de cantor homofóbico começa a gerar reações




O cantor Sizzla tem espetáculo marcado para dia 5 de Abril em Portugal no TMN ao vivo. Diversas estruturas LGBT portuguesas preparam ações de oposição à realização do espectáculo.

Sizzla já viu diversos espetáculos cancelados nomeadamente em Espanha em virtude de as letras das suas músicas serem um hino à homofobia e incitação ao ódio.

A FELGT (Federación Estatal de Lesbianas, Gays, Transexuales y Bisexuales) promoveu várias petições que resultaram na anulação de espetáculos em Barcelona, Madrid e Valência.

Embora Sizzla tenha em conjunto com outros cantores reggae assinado um compromisso contra a violência e defesa dos direitos individuais independente da orientação sexual, religiosa, etnia ou sexo em 2007, as suas letras e atitudes depois dessa subscrição não mudaram e continuam os ataques quer contra os homossexuais, quer contra as pessoas seropositivas.

As suas músicas incluem frases como "Disparem sobre os homens que têm sexo com homens por trás; Dêem um tiro nos maricas, a minha arma grande faz pum".

A exemplo dos congéneres espanhóis as associações e outras entidades LGBT portuguesas preparam um comunicado de repúdio à vinda de Sizzla ao festival TMN ao vivo solicitando à empresa promotora do espetáculo o seu cancelamento. Desde já circula nas redes sociais um apelo de boicote aos serviços prestados pela empresa TMN.

Infelizmente o Reggae tem um triste historial de homofobia. Dos cantores atuais Sizzla não tem o exclusivo de músicas de caráter homofóbico. Os também jamaicanos Bounty Killer e Vybz Kartel incluem nas letras referências claras à violência contra pessoas homossexuais (ver www.portugalgay.pt/music/reggae.asp).

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal