REINO UNIDO: Rainha emite perdão de Alan Turing (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quinta-feira, 26 Dezembro 2013 22:48

REINO UNIDO
Rainha emite perdão de Alan Turing



A rainha Isabel II concedeu, com meio século de atraso, o perdão a Alan Turing, proposto incialmente no parlamento em Junho.


Quem foi Alan Turing seria a pergunta legítima e a resposta é inspiradora: muitos apresentam Turing como o responsável pela fim da segunda guerra mundial ao decifrar o código usado pelos nazis para proteger as suas comunicações.

Alan Turing foi também o homem que formulou as ideias que sustentaram o surgimento dos computadores de hoje, e foi após o fim da guerra que foi trabalhar na programação daqueles que poderemos chamar os primeiros computadores.

Mas Alan Turing também foi perseguido pelo governo de sua majestade por ser homossexual. Foi submetido a vigilância apertada pelas autoridades de então e até a castração química como forma de abrandar ou restringir os seus impulsos homossexuais. Turing morreu em 1954, dois anos depois de ter sido acusado de ter um relacionamento com outro homem.

Na altura ser homossexual era crime no Reino Unido. E, ironia do destino, a rainha Isabel II que agora ratificou o perdão real foi coroada precisamente na mesma altura em que o processo contra Turing decorria nos tribunais, há mais de 60 anos atrás.

Um processo legislativo tinha sido iniciado em Julho deste ano no parlamento que arrastava-se sem data prevista de conclusão, mas o perdão real agora emitido tem efeitos imediatos.

O deputado Britanico Lain Stewart manifestou a sua satisfação pela posição assumida pela coroa mas em declarações à Associated Press também disse “nós devíamos isso sim de mostrar o nosso reconhecimento pelo que Alan Turing fez pelo nosso país”.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal