PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

PORTUGAL: Procriação assistida: lei faz discriminação imbecil


Quinta-feira, 25 Maio 2006 14:59 (13:59Z)



PORTUGALUma organização de defesa dos direitos dos homossexuais considera que a Lei sobre Procriação Medicamente Assistida, que deverá ser aprovada hoje no Parlamento, faz uma «discriminação imbecil» ao excluir desta técnica os casais de pessoas do mesmo sexo.

Em comunicado enviado hoje para a Agência Lusa, associação Panteras Rosa considera que a Lei de Reprodução Medicamente Assistida (RMA) é uma «oportunidade para a discriminação imbecil».

A organização defende que a lei, ao excluir mulheres sós e casais de lésbicas de serem artificialmente inseminadas, «fere gravemente o princípio da não -discriminação de uma sociedade plural em que os modelos da família são múltiplos e todos legítimos».

«Aberração» é um dos adjectivos utilizados para classificar o documento que dizem ter sido baseado numa «análise do senso comum conservador, do reaccionarismo de um país demasiado tempo submisso aos preceitos católicos».

«É a velha história de que fora do casamento heterossexual, os filhos são uns coitados, cheios de problemas afectivos e de carência de toda a ordem», dizem em comunicado.

As Panteras Rosas alertam ainda para uma realidade que parece ter escap ado ao legislador: «Desde há muito tempo que as mulheres sós, lésbicas ou hetero ssexuais, têm filhos e os casais de lésbicas também o vão tendo».

Na quarta-feira, foi a vez da associação de homossexuais ILGA Portugal ter questionado a constitucionalidade da futura lei que regula as técnicas de PMA, aprovada terça-feira pela Comissão Parlamentar de Saúde.

O documento veio abrir as portas à investigação com embriões excedentários (resultantes de tratamentos de infertilidade), proibir a maternidade de substituição e a clonagem com fins reprodutivos e definir sanções para quem não respeite a legislação.

Medidas que levaram os movimentos denominados pró-vida a anunciar que h oje iriam entregar na Assembleia da República 77.046 assinaturas em defesa de um referendo sobre a matéria.

Na petição são descritas as questões que querem ver colocadas, como por exemplo se a lei deve permitir «a criação de embriões humanos em número superior àquele que deve ser transferido para a mãe, imediatamente e de uma só vez».

Outra dos temas que querem ver respondidos pelos portugueses é se se deve aceitar que a lei permita «a geração de um filho sem um pai e uma mãe biológicos unidos entre si por uma relação estável».

A permissão do «recurso à maternidade de substituição, permitindo a gestação no útero de uma mulher de um filho que não é biologicamente seu» é outro dos temas que os subscritores do abaixo-assinado acham que deve ser abrangido pelo referendo.

[Lei o comunicado na íntegra em: www.portugalgay.pt/politica/panteras15.asp]

Marcadores/Tags:

portugal casamento parlamento família ilga portugal panteras rosa ong lésbicas gay portugalgay.pt

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorPORTUGAL: JS diz que lei da Reprodução Medicamente Assistida é discriminatória
 

Notícia seguinte


SeguinteDINAMARCA: Aprovada fecundação assistida para lésbicas em hospitais públicos
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog

Notícias da Semana

Sexta-feira, 25 Maio 2012 14:24 (13:24Z)
Actualizado há 3 horas e 30 minutos.


BRASIL: Comissão do Senado dá luz verde a projecto uniões civis de gays e lésbicas

Segunda-feira, 21 Maio 2012 07:45 (06:45Z)


CANADÁ: Jenna Talackova é uma das miss simpatia

Sábado, 19 Maio 2012 17:57 (16:57Z)


IRÃO: Quatro homens condenados a morte por enforcamento por sodomia

EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Domingo, 20 Maio 2012 12:50 (11:50Z)


EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Quarta-feira, 23 Maio 2012 00:19 (23:19Z)


REINO UNIDO: Advogado aconselha atletas olímpicos LGBT de países hostis a pedirem asilo em Londres

Quarta-feira, 23 Maio 2012 23:51 (22:51Z)


ESPANHA: Casal gay de Pinguins do Zoo de Madrid vão ser pais em breve

PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Segunda-feira, 21 Maio 2012 22:20 (21:20Z)


PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Quarta-feira, 23 Maio 2012 11:49 (10:49Z)


EUA: Pena de 30 dias para implicado em suicídio gay gera polémica

Segunda-feira, 21 Maio 2012 17:52 (16:52Z)


PORTUGAL: Scissor Sisters afinal estarão em Portugal a 17 de Julho

Quarta-feira, 23 Maio 2012 21:23 (20:23Z)


EUA: Cada vez mais abertura para jogadores gays

Terça-feira, 22 Maio 2012 11:28 (10:28Z)


EUA: Movimento NAACP apoia igualdade no casamento civil




Veja também:
Arquivo 2003 | Arquivo 2004 | Arquivo 2005 | Arquivo 2006 | Arquivo 2007 | Arquivo 2008 | Arquivo 2009 | Arquivo 2010 | Arquivo 2011 | Arquivo 2012 | mobile



3D Animated Flags--By 3DFlags.com

ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal