FRANÇA: Senado aprova lei contra homofobia e gera polémica (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quarta-feira, 22 Dezembro 2004 00:59

FRANÇA
Senado aprova lei contra homofobia e gera polémica



A maioria do Senado francês aprovou esta quarta-feira, dia 22, um projeto de lei que estabelece uma autoridade para ajudar vítimas de preconceito.


Entidades de defesa dos média e a Igreja Católica criticaram a legislação dizendo que ela pode representar uma limitação à liberdade de expressão. De acordo com a nova lei, qualquer pessoa que seja encontrada a estimular ódio ou violência baseada no sexo ou na orientação sexual de alguém pode ser condenada até um ano de cadeia e ter de pagar uma multa de até 45 mil euros. O governo decidiu formular a lei depois que um jovem gay ter sido atacado e queimado com gasolina, sofrendo ferimentos graves, um caso que chocou o país. Entidades representativas dos média disseram que a lei pode levar à auto-censura, com jornalistas temendo ser processados. Para a Igreja Católica francesa a lei poderá coibir clérigos a expressar a sua oposição ao casamento entre homossexuais.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal