PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

PORTUGAL: QueerLisboa - a luta na Índia e a luta de um rapaz transexual


Quinta-feira, 22 Setembro 2011 10:52 (09:52Z)



PORTUGALO nosso quinto dia do QueerLisboa15 foi para nós marcado por um documentário sobre a Índia e o fim da criminalização da homossexual e uma longa metragem sobre um jovem rapaz transexual que vai parar a um dormitório feminino.

I AM

Este é o retrato de diversas pessoas que nos mostram como foram as suas saídas do armário, familiares e sociais, e por aquilo que tiveram de passar numa sociedade vincada de regras. É documentário de excelente qualidade, que se passeia pelos jovens, pela família, e pela tradição,

que uns e outros tiveram de ultrapassar e se reinventar. Mostrou-nos jovens, homens e mulheres, que fizeram dos seus processos bandeiras, e que se organizaram uma e outra vez para enfrentar a sociedade, e de pais que confrontados com a orientação dos filhos não lhes viraram as costas e encararam a coisa como sua. Acreditamos que estas foram as histórias bonitas aquelas em que os pais aceitaram os seus filhos em contraponto com as pessoas que os rodeavam e foram com eles para a rua marchar, e por isso ficamos com a sensação de que outras histórias menos felizes ficaram por contar, uma vez que na índia existem médicos a passar receitas de umas gotas que se tomam de manhã à tarde e à noite, para curar a homossexualidade, e se assim é na classe médica imagine-se como será na sociedade em geral.

Romeos

Romeos apresenta a transexualidade de uma forma muito diferente e original relativamente a outros filmes que tive oportunidade de ver. Embora no filme conste os dramas que são os dramas de qualquer pessoa, a carga dramática que outros filmes nos habituaram sobre o que é ser-se transexual aqui é contado com peso, conta e medida. Este filme fala-nos de um jovem transexual que é recrutado para serviço comunitário e que acaba num dormitório de raparigas, porque o médico que gere as fichas destes jovens acha que “Miriam” não pode ser “Lukas” o nome do nosso herói.

Assim a entrada no dormitório foi no mínimo caricata com um encontro de Lukas na casa de banho com uma rapariga a sair do banho que simplesmente ao ver um homem na casa de banho arma a maior confusão. Lukas nada satisfeito com a sua colocação e uma directora atada de momento porque não é ela que define essas coisas, lá tenta confortar Lukas. Este cedo encontra um sorriso amigo, no rosto de uma amiga de longa data “Ine”. Para animar Lukas, Ine leva-o para sair pela noite onde ele conhece Fábio, um jovem atlético, lindo e enérgico por quem fica caído de amores. Desenrolam-se umas quantas cenas algo caricatas, mas ao mesmo tempo carregadas de uma carga de secretismo pelo facto de Fábio não saber que Lukas é um rapaz transexual, e que embora com um rosto e voz de homem, por baixo das suas roupas ainda existe o corpo de uma mulher.

Fábio vem a saber que Lukas está em processo de reassignação de sexo no aniversário deste, quando os pais e a irmã lhe fazem uma visita na residência e por perrice a irmã de Lukas desata num berreiro dizendo que Lukas é mulher. Fábio leva tempo a entender, mas ao mesmo tempo também luta com o facto de se sentir intensamente atraído por Lukas, ambos dão tempo e espaço um ao outro, e devagar vão caminhando para uma noite de amor, afecto e sexo (este último é um suponhamos porque não vimos realmente).

Programação completa

Faltam quatro dias para terminar mais uma edição do QueerLisboa15 mas o cartaz ainda promete muitas boas supresas. Consulta-o e faz as tuas escolhas em www.queerlisboa.org.

Marcadores/Tags:

portugal transexual família pride

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorPORTUGAL: QueerLisboa 15, documentários fazem o destaque do quarto dia do festival
 

Notícia seguinte


SeguinteALEMANHA: Boas-vindas ao Papa não serão tão boas quanto ele quereria
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog

Notícias da Semana

Sexta-feira, 25 Maio 2012 14:24 (13:24Z)
Actualizado há 7 horas e 45 minutos.


BRASIL: Comissão do Senado dá luz verde a projecto uniões civis de gays e lésbicas

Sábado, 19 Maio 2012 17:57 (16:57Z)


IRÃO: Quatro homens condenados a morte por enforcamento por sodomia

Segunda-feira, 21 Maio 2012 07:45 (06:45Z)


CANADÁ: Jenna Talackova é uma das miss simpatia

EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Domingo, 20 Maio 2012 12:50 (11:50Z)


EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Quarta-feira, 23 Maio 2012 00:19 (23:19Z)


REINO UNIDO: Advogado aconselha atletas olímpicos LGBT de países hostis a pedirem asilo em Londres

Quarta-feira, 23 Maio 2012 23:51 (22:51Z)


ESPANHA: Casal gay de Pinguins do Zoo de Madrid vão ser pais em breve

PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Segunda-feira, 21 Maio 2012 22:20 (21:20Z)


PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Quarta-feira, 23 Maio 2012 11:49 (10:49Z)


EUA: Pena de 30 dias para implicado em suicídio gay gera polémica

Segunda-feira, 21 Maio 2012 17:52 (16:52Z)


PORTUGAL: Scissor Sisters afinal estarão em Portugal a 17 de Julho

Quarta-feira, 23 Maio 2012 21:23 (20:23Z)


EUA: Cada vez mais abertura para jogadores gays

Terça-feira, 22 Maio 2012 11:28 (10:28Z)


EUA: Movimento NAACP apoia igualdade no casamento civil




Veja também:
Arquivo 2003 | Arquivo 2004 | Arquivo 2005 | Arquivo 2006 | Arquivo 2007 | Arquivo 2008 | Arquivo 2009 | Arquivo 2010 | Arquivo 2011 | Arquivo 2012 | mobile



3D Animated Flags--By 3DFlags.com

ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal