PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

CANADÁ: Senado do Canadá aprovou ontem casamentos homossexuais


Quinta-feira, 21 Julho 2005 00:58 (23:58Z)



CANADÁO país junta-se à Holanda, à Bélgica e à Espanha na lista dos que conferem às pessoas do mesmo sexo o direito à união civil. Depois de, no início do mês, a câmara baixa do Parlamento canadiano ter aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ontem foi a vez do Senado tomar idêntica decisão. A legislação ontem ratificada faz com que o Canadá se torne o quarto país do mundo - depois da Bélgica, da Holanda e da Espanha - a legalizar a união entre homossexuais. Na verdade, oito províncias canadianas já permitiam o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. A legislação que ontem mereceu o voto favorável dos membros do Senado vem estender a norma à totalidade do país.

A decisão do Senado surge depois de anos de intenso debate sobre o assunto e vem conferir aos casais gay os mesmos direitos dos heterossexuais. A lei foi proposta pelo partido liberal do primeiro-ministro Paul Martin e enfrentou a oposição dos conservadores e de alguns líderes religiosos.

A votação final saldou-se em 47 votos favoráveis e 21 contra - os liberais dominam este órgão. A legislação garante aos gays e lésbicas o direito de se casarem pelo civil, mas deixa claro que os responsáveis religiosos não são obrigados a celebrá-los. Para justificar a sua iniciativa legislativa, o Governo referiu que a ausência de uma lei aplicável ao país inteiro - dado que em oito das dez províncias do país as uniões já são legais - violaria a Carta de Direitos e Liberdades canadianas. Algumas zonas do país, aliás, já se tornaram destinos turísticos de casais homossexuais - apesar de a união não ser reconhecida nos seus países de origem, as parelhas gay procuram arranjar maneira de se casarem. Na Bélgica, foram já celebrados 2442 casamentos homossexuais desde a aprovação da lei que permite a união de pessoas do mesmo sexo, a 1 de Setembro de 2003. "Em Junho de 2005, 4884 pessoas do mesmo sexo tinham já concluído um casamento", adiantou, em resposta a uma pergunta de uma parlamentar, a ministra da Justiça, Laurette Onkelinx. Os homossexuais de nacionalidade belga ou que residem na Bélgica têm os mesmos direitos que os heterossexuais em matéria de casamento, à excepção dos ligados à adopção e à filiação. O debate sobre estas duas matérias, porém, deverá arrancar no Parlamento belga depois das férias do Verão. com Agências

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorCANADÁ: Senado aprova casamento homossexual
 

Notícia seguinte


SeguinteIRÃO: Adolescentes gays são enforcados
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal