PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

PORTUGAL: Vinte mulheres morreram às mãos dos companheiros em 2007


Quarta-feira, 20 Fevereiro 2008 10:00 (09:00Z)



PORTUGALPortugal contabilizou 22 mulheres assassinadas, em 2007. Destas, vinte morreram às mãos dos maridos, namorados e ex-companheiros. Os dados são do Observatório de Mulheres Assassinadas - uma das valências da Associação UMAR - União das Mulheres Alternativa e Resposta- e contabilizam ainda 137 mortes desde 2004, na sua maioria vítimas de violência conjugal. Os números - recolhidos através do que sai na Imprensa e confirmados pela Polícia e pelo Instituto de Medicina Legal - registam, também, que em 2007 outras 57 mulheres foram alvo de tentativa de homicídio, 54 pela parte dos companheiros. A estatística deste Observatório verifica, contudo, uma diminuição das mortes de ano para ano. Em 2004, por exemplo, foram contados 42 casos, quase o dobro dos verificados em 2007. No entanto, verifica-se o aumento desta realidade na faixa etária que vai dos 18 aos 23 anos. "Sim, há uma redução das mortes em todas as faixas etárias, menos nessa. A violência cresce entre os mais jovens e esta é uma tendência muito preocupante", alertou Maria José Magalhães, membro da Associação UMAR. Nos últimos dois anos, verifica-se, igualmente, uma deslocação do alvo destes crimes. Se em 2004 e 2005 as grandes vítimas desta realidade foram as mulheres maiores de 51 anos, registando-se 17 e 16 assassinatos respectivamente; em 2006 e 2007 a maioria das mortes ocorreu nas mulheres com idades entre os 35 e os 50 anos. Das mortes ocorridas em 2007, as cidades mais afectadas foram Setúbal e Lisboa, seguindo-se Viana, Porto e Leiria. O maior número de tentativas registou-se, contudo,em Lisboa e Beja. Todos estes números serão apresentados hoje, pela UMAR, na cidade do Porto. A UMAR é uma Organização Não Governamental de Direitos das Mulheres, criada em Setembro de 1976, e está representada no Conselho Consultivo da CIDM (Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres) desde 1977. A associação integra o acompanhamento psicológico, jurídico e social e o acompanhamento para casas de abrigo.

A estatística

22 - mulheres mortas

no ano de 2007. Vinte destas mulheres foram vitímas do lado mais negro da violência conjugal. Os seus assassinos foram os maridos, os namorados ou os seus ex-companheiros.

57 - tentativas

de homicídio foram registadas também no ano passado. Igualmente, os agressores são os maridos, namorados ou ex-maridos e ex-namorados.

42 - casos

de homicídio foram registados em 2004. De lá para cá este tipo de crime diminuiu para quse metade.

137 - no total

foram as mulheres assassinadas nos últimos três anos.

Marcadores/Tags:

portugal umar ong

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorREINO UNIDO: Criança transexual é encontrada morta, enforcada com um cinto, em casa
 

Notícia seguinte


SeguinteISRAEL: Deputado culpa homossexuais por terremotos
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal