PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

ALEMANHA: Empresa Ligada ao Extermínio dos Judeus Fecha Portas


Segunda-feira, 17 Novembro 2003 00:59 (23:59Z)



ALEMANHANo seu auge, durante a II Guerra Mundial, a IG Farben, era o maior grupo químico do mundo e um sinistro símbolo do poderio industrial nacional socialista. Na passada segunda-feira o conglomerado alemão, tristemente célebre por ter produzido o gás ZYKLON B utilizado nos campos de concentração nazis para exterminar os judeus, depositou no Tribunal Administrativo de Frankfurt o pedido de insolvência. Cinquenta e oito anos após o final do III Reich, o conglomerado químico deu início a um processo de liquidação judiciária, pondo um ponto final num dos episódios mais sombrios da história económica alemã e deitando por terra as esperanças daqueles acreditavam que o restante património da IG Farben poderia reverter a título de reparações para as vítimas do terror nazi.

"É um final infeliz da história", afirmou Otto Bernhardt, um dos administradores do grupo. "Estou muito desapontado por não termos conseguido angariar dinheiro para pagar às vítimas", acrescentou. A alienação do restante património da IG Farben deverá ser suficiente para pagar os créditos bancários de 28 milhões de euros, mas os accionistas da IG Farben e os sobreviventes ou descendentes de dezenas de milhares de trabalhadores escravos não serão indemnizados.

Criada a 9 de Dezembro 1925, a IG Farben foi, até à sua dissolução pelos Aliados em 1945, o número um mundial da indústria química. O segredo do êxito do conglomerado era a sua aposta na pesquisa e desenvolvimento, o que lhe garantiu, por exemplo, dois prémios Nobel, atribuídos a Carl Bosch (Química, em 1931) e a Gerhard Domagk (Medicina, em 1939) e mais de 39 mil patentes.

Em 1929, em plena crise económica, o grupo tinha um volume de negócios de 1,6 mil milhões de marcos (Reichmark), dos quais 60 por cento provinham da exportação. Trabalhando em estreita cooperação com o regime nacional socialista, o conglomerado, que congregava mais de 700 empresas, rapidamente se implicou na política da "solução final". No campo da morte de Auschwitz foi montada uma fábrica de borracha e de óleo sintético. Durante a II Guerra Mundial a IG Farben empregava 190 mil pessoas e mais de 400 trabalhadores escravos.

Em 1948, um tribunal militar norte-americano condenou treze dirigentes do conglomerado a penas de prisão entre seis meses e seis anos por "escravatura" e "tratamento desumano de civis e prisioneiros de guerra". O património do conglomerado foi apreendid , sendo a IG Farben desmantelada. As actividades sem ligação directa com o nacional socialismo foram repartidas por novas empresas, como a Bayer, a BASF, a Agfa e a Hoechst, actuais pilares da indústria química alemã. As empresas directamente implicadas na Shoah foram reagrupadas na "IG Farben in Abwicklung", uma sociedade destinada a regular o contencioso antes de se autodissolver. Em 1957 a IG Farben assinou um acordo com a Jewish Claims Conference e pagou sete milhões de dólares em indemnizações às vítimas do regime nazi. Também as empresas resultantes do desmantelamento do grupo contribuíram com 5,9 mil milhões de dólares para o Fundo de Indemnização do Trabalho Escravo, criado durante a anterior legislatura do chanceler Gerhard Schroeder

Marcadores/Tags:

alemanha religião

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorESPANHA: Militar espanhol troca de sexo, Marinha estuda expulsão
 

Notícia seguinte


SeguinteTAILANDIA: 10 mil na Parada Gay de Bankok
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog

Notícias da Semana

Sexta-feira, 25 Maio 2012 14:24 (13:24Z)
Actualizado há 2 horas e 15 minutos.


BRASIL: Comissão do Senado dá luz verde a projecto uniões civis de gays e lésbicas

Segunda-feira, 21 Maio 2012 07:45 (06:45Z)


CANADÁ: Jenna Talackova é uma das miss simpatia

Sábado, 19 Maio 2012 17:57 (16:57Z)


IRÃO: Quatro homens condenados a morte por enforcamento por sodomia

EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Domingo, 20 Maio 2012 12:50 (11:50Z)


EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Quarta-feira, 23 Maio 2012 00:19 (23:19Z)


REINO UNIDO: Advogado aconselha atletas olímpicos LGBT de países hostis a pedirem asilo em Londres

Quarta-feira, 23 Maio 2012 23:51 (22:51Z)


ESPANHA: Casal gay de Pinguins do Zoo de Madrid vão ser pais em breve

PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Segunda-feira, 21 Maio 2012 22:20 (21:20Z)


PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Quarta-feira, 23 Maio 2012 11:49 (10:49Z)


EUA: Pena de 30 dias para implicado em suicídio gay gera polémica

Segunda-feira, 21 Maio 2012 17:52 (16:52Z)


PORTUGAL: Scissor Sisters afinal estarão em Portugal a 17 de Julho

Quarta-feira, 23 Maio 2012 21:23 (20:23Z)


EUA: Cada vez mais abertura para jogadores gays

Terça-feira, 22 Maio 2012 11:28 (10:28Z)


EUA: Movimento NAACP apoia igualdade no casamento civil




Veja também:
Arquivo 2003 | Arquivo 2004 | Arquivo 2005 | Arquivo 2006 | Arquivo 2007 | Arquivo 2008 | Arquivo 2009 | Arquivo 2010 | Arquivo 2011 | Arquivo 2012 | mobile



3D Animated Flags--By 3DFlags.com

ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal