PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

EUROPA: Ignorância Sobre Discriminação atinge metade dos europeus


Terça-feira, 17 Junho 2003 00:57 (23:57Z)



EUROPAQuase metade dos europeus admite desconhecer os direitos a que pode apelar em caso de ser vítima de discriminação. A rampa de lançamento da campanha ontem lançada pela comissária europeia do Emprego e dos Assuntos Sociais, Anna Diamantopoulou, é precisamente esta. As regras estão a apertar e, avisa, não são letra morta. Os belgas, os austríacos, os alemães ocidentais e os dinamarqueses são os que menos conhecem a legislação sobre discriminação. Portugal também não brilha, ficando nos 53 por cento. Os finlandeses são os melhores alunos nesta tabela que sonha a igualdade. De acordo com dados divulgados ontem pelo Eurobarómetro, não obstante esta ignorância generalizada, ascende a 83 a percentagem de europeus que se opõe firmemente a qualquer forma de discriminação. Sete em cada dez diz mesmo que apresentaria queixa caso se sentisse vítima. E o grosso (80 por cento) queixar-se-ia verbalmente. A campanha "Pela diversidade - Contra a discriminação" foi apresentada em Bruxelas na véspera da entrada em vigor de duas novas directivas. A legislação europeia já proibia a discriminação étnica, agora obriga mesmo os governos a criarem apoio às vítimas. Uma outra peça legislativa já interditava a discriminação laboral com base em crenças religiosas, idade, orientação sexual e deficiência. Mas as múltiplas variações da paisagem europeia aconselham a algum afunilar. Os executivos nacionais têm até Dezembro de 2003 para proceder às alterações necessárias para fazer vingar o princípio da igualdade no acesso a um emprego ou a um estágio. Poucos são os inquiridos que experienciaram alguma forma de discriminação. O grupo mais citado é o da idade (cinco por cento), seguido de o da origem étnica, das crenças religiosas, da deficiência e da orientação sexual (um por cento). As diferenças verificadas de país para país focam, sobretudo, a questão racial. A Alemanha (sete por cento) e o Luxemburgo (seis) ficam acima da média europeia; Portugal pode orgulhar-se de ficar abaixo (três por cento). Apesar de ser diminuta a quantidade de europeus que diz já ter sido vítima de discriminação (um dado que não se pode divorciar do facto de quase metade nem perceber quando o está a ser), cerca de um quinto revela já ter assistido a situações do género. Mas, frisa o relatório do Eurobarómetro, também este facto não deve ser lido como uma evidência. Um mesmo acto discriminatório pode ser ter sido observado por muita gente. A categoria mais assinalada por quem presenciou a uma discriminação é étnica. Porém, apontam-se as dificuldades de aprendizagem dos deficientes mentais como a maior desvantagem no acesso a um emprego. Muito poucos encaram a homossexualidade como uma desvantagem.

Marcadores/Tags:

europa

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorCANADÁ: Maioria apoia casamento gay
 

Notícia seguinte


SeguintePORTUGAL: José Lello critica apoio a gays do PS
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog

Notícias da Semana

Sexta-feira, 25 Maio 2012 14:24 (13:24Z)
Actualizado há 1 hora e 50 minutos.


BRASIL: Comissão do Senado dá luz verde a projecto uniões civis de gays e lésbicas

Segunda-feira, 21 Maio 2012 07:45 (06:45Z)


CANADÁ: Jenna Talackova é uma das miss simpatia

Sábado, 19 Maio 2012 17:57 (16:57Z)


IRÃO: Quatro homens condenados a morte por enforcamento por sodomia

EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Domingo, 20 Maio 2012 12:50 (11:50Z)


EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Quarta-feira, 23 Maio 2012 00:19 (23:19Z)


REINO UNIDO: Advogado aconselha atletas olímpicos LGBT de países hostis a pedirem asilo em Londres

Quarta-feira, 23 Maio 2012 23:51 (22:51Z)


ESPANHA: Casal gay de Pinguins do Zoo de Madrid vão ser pais em breve

PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Segunda-feira, 21 Maio 2012 22:20 (21:20Z)


PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Quarta-feira, 23 Maio 2012 11:49 (10:49Z)


EUA: Pena de 30 dias para implicado em suicídio gay gera polémica

Segunda-feira, 21 Maio 2012 17:52 (16:52Z)


PORTUGAL: Scissor Sisters afinal estarão em Portugal a 17 de Julho

Quarta-feira, 23 Maio 2012 21:23 (20:23Z)


EUA: Cada vez mais abertura para jogadores gays

Terça-feira, 22 Maio 2012 11:28 (10:28Z)


EUA: Movimento NAACP apoia igualdade no casamento civil




Veja também:
Arquivo 2003 | Arquivo 2004 | Arquivo 2005 | Arquivo 2006 | Arquivo 2007 | Arquivo 2008 | Arquivo 2009 | Arquivo 2010 | Arquivo 2011 | Arquivo 2012 | mobile



3D Animated Flags--By 3DFlags.com

ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal