PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

PORTUGAL: Associação Ilga Portugal abre petição pelos casamentos entre pessoas do mesmo sexo


Sexta-feira, 16 Setembro 2005 00:57 (23:57Z)



PORTUGALA Associação Ilga Portugal, que promove os direitos de homossexuais, lança sábado uma petição para promover a revisão do Código Civil, permitindo que pessoas do mesmo sexo possam casar-se civilmente.

O presidente da associação, Manuel Cabral Morais, disse hoje à Agência Lusa que o objectivo é conseguir as 4.000 assinaturas necessárias até Novembro, altura em que serão entregues na Assembleia da República, levando assim a que a questão seja debatida no plenário.

O responsável considerou que não será difícil recolher o número suficiente de assinaturas e manifestou esperança de que o assunto suba a plenário parlamentar durante o Governo de maioria absoluta do PS, nos próximos quatro anos.

A alteração do Código Civil, disse, "teve eco" junto da Juventude Socialista e de alguns deputados contactados individualmente, sendo agora necessária "coragem política" para a avançar com a proposta.

Embora reconhecendo que "o país é muito conservador", Cabral Morais salientou que muitas vezes se invoca a necessidade de discussão ou "de que não há eco junto da sociedade civil", mas "se calhar as pessoas estão mais preparadas do que se diz".

"Portugal é neste momento o único país da Europa cuja Constituição proíbe explicitamente a discriminação com base na orientação sexual. No entanto essa discriminação continua a existir na lei, uma vez que o casamento civil continua a não ser permitido para casais de gays ou de lésbicas", diz a associação.

Nos argumentos da petição, a Ilga Portugal lembra que o artigo 36 da Constituição refere que "Todos têm o direito de constituir família e de contrair casamento em condições de plena igualdade".

Um casal heterossexual pode optar pelo casamento civil ou pela união de facto, mas um casal de homens ou de mulheres tem apenas acesso à união de facto, o que afecta a vida de muitos casais de gays ou de lésbicas, diz a Ilga Portugal.

E acrescenta que é falsa questão a impossibilidade de um casal de homossexuais ter filhos, porque "nem o casamento civil pressupõe a reprodução nem a reprodução pressupõe o casamento", e porque pessoas idosas ou estéreis também não estão proibidas de casar.

Assim, diz a Ilga Portugal, objectar ao casamento civil entre homossexuais terá como única fonte a homofobia. "Enquanto o casamento civil não for alargado aos casais de pessoas do mesmo sexo, é o Estado que endossa e glorifica na lei essa mesma homofobia e é o próprio Estado que classifica as nossas relações de indignas e é o próprio Estado que nos insulta", avisa a associação.

[A petição está disponível em www.casamentocivil.org]

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorPORTUGAL: PS retoma referendo sobre despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez
 

Notícia seguinte


SeguinteSIDA: Reguladora da Saúde critica discriminação de seropositiva
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog

Notícias da Semana

Sexta-feira, 25 Maio 2012 14:24 (13:24Z)
Actualizado há 1 hora e 5 minutos.


BRASIL: Comissão do Senado dá luz verde a projecto uniões civis de gays e lésbicas

Segunda-feira, 21 Maio 2012 07:45 (06:45Z)


CANADÁ: Jenna Talackova é uma das miss simpatia

Sábado, 19 Maio 2012 17:57 (16:57Z)


IRÃO: Quatro homens condenados a morte por enforcamento por sodomia

EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Domingo, 20 Maio 2012 12:50 (11:50Z)


EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Quarta-feira, 23 Maio 2012 00:19 (23:19Z)


REINO UNIDO: Advogado aconselha atletas olímpicos LGBT de países hostis a pedirem asilo em Londres

Quarta-feira, 23 Maio 2012 23:51 (22:51Z)


ESPANHA: Casal gay de Pinguins do Zoo de Madrid vão ser pais em breve

PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Segunda-feira, 21 Maio 2012 22:20 (21:20Z)


PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Quarta-feira, 23 Maio 2012 11:49 (10:49Z)


EUA: Pena de 30 dias para implicado em suicídio gay gera polémica

Segunda-feira, 21 Maio 2012 17:52 (16:52Z)


PORTUGAL: Scissor Sisters afinal estarão em Portugal a 17 de Julho

Quarta-feira, 23 Maio 2012 21:23 (20:23Z)


EUA: Cada vez mais abertura para jogadores gays

Terça-feira, 22 Maio 2012 11:28 (10:28Z)


EUA: Movimento NAACP apoia igualdade no casamento civil




Veja também:
Arquivo 2003 | Arquivo 2004 | Arquivo 2005 | Arquivo 2006 | Arquivo 2007 | Arquivo 2008 | Arquivo 2009 | Arquivo 2010 | Arquivo 2011 | Arquivo 2012 | mobile



3D Animated Flags--By 3DFlags.com

ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal