PORTUGAL: Bloco de Esquerda acusou o Instituto Português da Juventude (IPJ) de ser «homofóbico». (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Sexta-feira, 16 Maio 2003 00:59

PORTUGAL
Bloco de Esquerda acusou o Instituto Português da Juventude (IPJ) de ser «homofóbico».



No Parlamento, nesta sexta-feira, a deputada bloquista Joana Amaral Dias criticou o IPJ por ter posto a circular um encarte informativo sobre os riscos de transmissão da hepatite A, onde se refere que os grupos de risco são os «familiares de doentes, os homossexuais e os alunos de escolas onde decorra a infecção».


O folheto é da responsabilidade da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e foi distribuído com o jornal «Expresso» a 10 de Maio. Depois da intervenção de Joana Amaral Dias no hemiciclo, a deputada socialista Luísa Portugal, o deputado comunista Bruno Dias e a deputada Isabel Castro, de «Os Verdes», exigiram ao Governo a retirada imediata do encarte de circulação. Os deputados consideraram que o encarte revelava «ignorância, falta de rigor e de qualidade». O secretário de Estado da Juventude e Desportos, Hermínio Loureiro, explicou que o conteúdo em causa é da «responsabilidade da Associação Portuguesa para o Estado do Fígado» e que o IPJ apenas concedeu apoio logístico. «As vossas acusações de falta de rigor, de qualidade e de ignorância estão a ser dirigidas à associação. Estão a chamar nomes a professores doutores que passam o tempo a estudar doenças do fígado», criticou o governante, que acrescentou ainda os números sobre as incidências da hepatite A, B, e C, sublinhando que o IPJ tem efectuado diversas acções de esclarecimento. No entanto, a deputada bloquista contrapôs a crítica do secretário de Estado, afirmando que «não se pode fazer informação a qualquer preço. Esse encarte revela preconceitos homofóbicos», concluiu.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal