Notícias - PORTUGAL: Casamentos de Santo António, sem gays e lésbicas (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Domingo, 12 Junho 2011 21:03

PORTUGAL: Casamentos de Santo António, sem gays e lésbicas




Realizou-se hoje mais um edição dos Casamentos de Santo António, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa com o apoio da Igreja Católica.

Onze casais realizaram a sua cerimónia na Sé Catedral de Lisboa, com apoio de centenas de pessoas no exterior. Além destes casamentos religiosos católicos, mais quatro casais realizaram a cerimónia de casamento civil no edifício da Câmara Municipal com a presença do presidente da Câmara.

O copo-de-água decorreu no Museu da Cidade para onde os noivos foram transportados em carros antigos. No local o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, fez um brinde aos noivos.

Os casamentos de Santo António tiveram a sua primeira edição em 1958 com o patrocínio de um jornal da cidade em pleno regime Salazarista no chamado Estado Novo. Os casamentos deixaram de se realizar durante diversos anos até que em 1997 a Câmara Municipal de Lisboa decidiu retomar a iniciativa e passar a incluir casamentos civis e até de denominações religiosas não católicas. No entanto mesmo com a recente aprovação dos casamentos civis para casais do mesmo sexo a Câmara Municipal de Lisboa recusa-se a dar oportunidade a jovens casais do mesmo sexo de poderem beneficiar deste evento para o qual concorreram mais de 100 casais este ano.

Os casamentos são dirigidos a noivos com fracos recursos que recebem além da festa e casamento presentes de diversas empresas para ajudar no início de vida em comum. Estão integrados nas festas da cidade, tal como acontece com o Arraial Pride que se realiza esta ano no dia 25 de Junho, numa organização da ILGA Portugal com o apoio da Câmara Municipal.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal