PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

CANADÁ: Governo nega que tenha proibido homens homossexuais de doar órgãos


Sábado, 12 Janeiro 2008 09:52 (08:52Z)



CANADÁO Governo canadiano negou hoje que tenha proibido homens homossexuais de doar órgãos e assinalou que simplesmente regulou uma série de requisitos baseados em práticas de risco, e não na orientação sexual dos doadores.

A porta-voz do Ministério da Saúde canadiano, Carole Saindon, disse à Agência Efe que a nova normativa exclui homens que nos últimos cinco anos mantiveram relações sexuais com outros homens, drogados, hemofílicos e pessoas recentemente tatuadas ou que colocaram piercings, assim como presidiários.

A normativa entrou em vigor em dezembro de 2007, mas ontem a principal legenda da oposição, o Partido Liberal, emitiu um comunicado no qual afirmou que o Governo do primeiro-ministro conservador, Stephen Harper, tinha proibido "em segredo" que homens homossexuais pudessem doar órgãos.

O Ministério da Saúde canadiano negou as acusações dos liberais.

Saindon afirmou que "as normas para a segurança de órgãos para doação destacam fatores que poderiam indicar um elevado risco de transmissão de doenças infecciosas" e que exclusões similares são aplicadas aos doadores de sangue.

As autoridades da saúde canadianas acrescentaram que um homem homossexual que "tenha praticado abstinência durante os cinco últimos anos poderia ser doador".

A regra dos cinco anos também é aplicada a um homem heterossexual que tenha tido apenas um contato sexual com outro homem, embora não seja considerado homossexual.

Defensores dos direitos dos homossexuais qualificaram as medidas como "discriminatórias".

Grupos que administram programas de doação assinalaram que apesar de a normativa seguir a prática existente no país e não proibir as doações de homossexuais, a forma como estão redigidas pode afetar de forma negativa os programas de doação de órgãos.

A nova regulamentação também é criticada por permitir doações de homossexuais que praticaram abstinência, mas não dos que foram monógamos durante décadas.

Os médicos consideram que a normativa deveria esclarecer que os limites se referem a pessoas promíscuas em vez de suas preferências sexuais. EFE jcr mh

Marcadores/Tags:

canadá

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorESPANHA: Prostituição masculina dominada por brasileiros
 

Notícia seguinte


SeguinteMUNDO: Argentino é o gay mais bonito, e brasileiro é o simpático
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal