PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

SIDA: Menos de 1% dos fundos são orientados para gays


Segunda-feira, 11 Agosto 2008 18:55 (17:55Z)



SIDAFoi o momento da verdade para Jorge Saavedra... no meio de um discurso empolgante diante de 5000 pessoas sobre a falta de fundos dirigidos para a luta contra o VIH/SIDA junto dos homens homossexuais, Saavedra fez uma pausa, e afirmou publicamente pela primeira vez que era homossexual. O representante do México foi ovacionado pela plateia quando apresentou a foto com o seu companheiro. Momentos depois recebeu os parabéns de vários homens com lágrimas nos olhos.

"Sisseram-me que eu era um heroi, e que sonhavam poder fazer o mesmo nos seus países", comentou Saavedra, que vive com VIH e dirige o programa de prevenção do VIH/SIDA num país em que muitos homens homossexuais vivem em negação.

Mas a mensagem principal de Saavedra na Conferência Internacional VIH/SIDA foi que a homofobia tem de ser ultrapassada para que se possa controlar o VIH/SIDA no mundo. Os números de infecções entre homens gays e bissexuais dispararam em flecha em diversos países do mundo... e no entanto menos de 1 por cento dos fundos mundiais de prevenção são dirigidos para homens que tem sexo com homens de acordo com os últimos dados disponíveis da UNAIDS referentes a 2006.

A situação é agravada pelo facto de em alguns países os próprios governos não aceitarem que a homossexualidade existe ou, pior ainda, que é criminalizada.

Pelo contrário o México respondeu de forma enérgica em relação à situação: abriu clínicas "livres de homofobia", o governo promoveu campanhas que incluem spots de rádio com mães a aceitarem os seus filhos homossexuais e o programa de prevenção nacional reservou 10% dos seus fundos para prevenção dirigida a homens homossexuais e bissexuais.

A nível global a situação é complicada pois, devido à pressão social, muitos homens que tem sexo com homens não se identificam como homossexuais ou bissexuais. Mais de 30% dos homens da América Latina que tiveram sexo com homens indicaram que também tiveram sexo desprotegido com mulheres, segundo a UNAIDS. Muitos são casados.

Saavedra, de 48 anos completa: "todos conhecemos alguém assim... em vez de dizerem que são homossexuais é mais simples para eles justificar os seu comportamento. Dizem que estavam bêbados e excitados sexualmente e teriam sexo com qualquer pessoa." Alguns chegam a agredir transexuais e travestis depois de terem sexo por sentirem vergonha de si próprios.

SIDA: Menos de 1% dos fundos são orientados para gays

Marcadores/Tags:

sida transexual gay vih/sida

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorCHINA: Beijing 2008 - Resumo do dia de atletas LGBT
 

Notícia seguinte


SeguinteCHINA: Beijing 2008 - Resumo do dia de atletas LGBT
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal