PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

PORTUGAL: Tribunal de Setúbal absolve as duas mulheres de crimes de aborto


Segunda-feira, 11 Julho 2005 00:59 (23:59Z)



PORTUGALO Tribunal de Setúbal absolveu hoje as duas mulheres acusadas de crime de aborto, satisfazendo o pedido do Ministério Público e da defesa.

As duas mulheres julgadas no tribunal de Setúbal pelo crime de aborto foram hoje absolvidas por não terem sido provados os factos de que eram acusadas.

"No foi feita qualquer prova sobre os factos", disse a juíza Conceição Miranda, salientando que as testemunhas de acusação declararam não conhecer as arguidas e que os dois inspectores da Polícia da judiciária ouvidos pelo tribunal também nada acrescentaram em relação aos factos que constavam do processo.

A leitura da sentença que absolveu as duas arguidas demorou apenas 15 minutos e terminou com aplausos do público quando a juíza Conceição Miranda abandonou a sala de audiências.

As duas mulheres começaram a ser julgadas a 15 de Julho de 2004 juntamente com uma enfermeira-parteira a que terão recorrido para a prática do crime de aborto de que foram acusadas.

Ao fim de cinco sessões, a juíza Conceição Miranda absolveu as duas mulheres correspondendo às expectativas das advogadas de defesa, Odete Santos e Cecília Claudino, e do Ministério Público.

"Não estou surpreendida com a decisão", disse à Lusa a advogada e deputada comunista Odete Santos, salientando a urgência de se alterar a lei do aborto para que as mulheres portugueses não voltem a ser humilhadas e sujeitas à devassa da sua vida privada pela prática do aborto.

A opinião de Odete Santos foi corroborada pela advogada Cecília Claudino, segundo a qual o processo não deveria sequer ter chegado a julgamento.

"O MP entendeu que havia indícios suficientes para trazer as arguidas a julgamento", disse Cecília Claudino, defendendo que o "processo deveria ter terminado em sede de instrução, com um despacho de não pronúncia".

"A Dra. juiz e o Ministério Público entenderam que não e o julgamento acabou por se realizar com o desfecho que todos nós vimos", acrescentou Cecília Claudino, advogada de uma das duas arguidas que hoje foram absolvidas pelo Tribunal de Setúbal.

À saída do tribunal, delegações partidárias do PCP, PEV, BE e PS congratularam-se com a absolvição das duas mulheres e salientaram a necessidade de se alterar a lei da Interrupção Voluntária da Gravidez.

Apesar da aparente sintonia de posições dos diferentes partidos de esquerda, existem algumas diferenças sobre a forma como se propõem alterar a lei do aborto.

Enquanto os socialistas consideram que é necessário fazer-se um referendo, o PCP e o PEV defendem que a alteração deveria ser feita no quadro da Assembleia da República e os bloquistas admitem as duas possibilidades, exigindo apenas que a alteração da lei seja feita com a maior celeridade possível.

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorUGANDA: Nova lei dá pena de prisão a gays que se casarem
 

Notícia seguinte


SeguinteNIGÉRIA: Nigeriano é condenado à morte por sodomia
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog


ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal