PORTUGAL: Entrevista com maestro gay afastado da sua igreja (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Sexta-feira, 10 Março 2017 09:53

PORTUGAL
Entrevista com maestro gay afastado da sua igreja



Jovem maestro do grupo coral de Castanheira de Pera foi afastado pelo padre, mas a comunidade está contra esta decisão.


A exclusão, ou inibição por parte da Igreja à comunidade homosexual sempre gerou controvérsias, mais que não seja pela doutrina de todos somos bem-vindos ao reino de Deus, mas parece que nem todos podemos participar e celebrar Deus enquanto andamos no reino terrestre. Em Castanheira de Pera, situada na Diocesa de Coimbra, o jovem João Maria foi afastado de exercer as suas funções como maestro de coro e participar nas acções da Igreja pelo padre da paróquia. O afastamento do jovem provocou indignação na comunidade que está do lado do jovem João Maria.

O PortugalGay esteve à conversa com João Maria e tentou saber melhor o que se passou e a sua reacção perante o sucedido.

PG - João há quanto tempo estavas no coro e participavas activamente nos assuntos da diocese?

JM - Canto na Igreja desde os oito anos, houve alturas em que me ausentei, mas sou director do coro há seis anos e meio.

PG - qual é a tua idade neste momento?

JM - 21

PG - Qual foi o motivo que te levou a revelar a tua sexualidade ou a assumires a tua relação com alguém do mesmo sexo?

JM - Eu não assumi, não neguei e não escondi, as coisas foram acontecendo, eu não escondo, o meio é pequeno e as redes sociais esclarecedoras.

PG - Como te sentes depois da decisão do teu afastamento pelo padre e a diocese?

JM - Existe em mim uma revolta muito profunda, mas ainda não acredito, quando tudo acalmar vou cair em mim, claro, mas isto é uma rotura profunda com o meu ser e estar. Eu participo na Igreja desde muito novo, e dediquei grande parte do meu tempo e da minha vida e não apenas em Castanheira.

PG - Soubemos que comunidade paroquiana e os restantes membros do coro parecem estar do teu lado. Como te sentes ao saber disso?

JM - Surpreso, não tanto pelo coro mas muito pela comunidade, sinto que o meu trabalho é reconhecido por todos e creio ser essa chave dessa ligação entre mim e a comunidade e o seu apoio.

PG - E os membros do coro?

JM - Eles decidiram protestar ou manifestar-se, usando uma indumentária preta com uma faixa branca nas missas.

PG - Tens também o apoio da tua família e do teu companheiro?

JM - Claro, estão do meu lado.

PG - Acreditas que poderás voltar a exercer a tua função ou voltar ao coro?

JM - Tenho esperança, mas eu conheço a Igreja, e a Igreja é vingativa e com as noticias não estão nada contentes.

PG - Achas que a Igreja tem evoluído e mostrado mais abertura perante a comunidade gay? O Papa tem revolucionado um pouco o que fora feito pelos seus ancestrais?

JM - O Papa sim, mas a Igreja Católica portuguesa não se dá muito bem com o Papa Francisco, são muito mais conservadores.

PG - João como te sentes agora que a tua revelação é pública?

JM - A exposição é sempre desnecessária, mas os dias são iguais aos outros, antes já o sabiam agora só o afirmam de forma mais clara e aberta.

PG - Para finalizar, existem muitos jovens que reprimem a sua sexualidade e que vivem no medo de serem descobertos e receiam perder o emprego ou serem discriminados por isso mesmo, o que dirias a um jovem como tu, numa situação idêntica ou parecida com a tua?

JM - Não podemos deixar de acreditar nos nossos valores pessoais e morais. O amor que sentimos em nós e pelos outros é bom. Nada vale mais na vida do que sermos verdadeiros e autênticos, pois só assim conseguiremos ser felizes.

PG - Obrigado João por partilhares connosco a tua história.

JM - obrigado eu pela oportunidade e pelo apoio.

Notícia atualizada às 20:57, corrigindo a grafia de Castanheira de Pera e clarificando que pertence à Diocese de Coimbra (não Distrito).

PORTUGAL: Entrevista com maestro gay afastado da sua igreja

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal