PortugalGay.PT
PortugalGay.PT
1.Índice 2.On-Line 3.Apoio 4.Espaço Aberto 5.PortugalGay.PT 0. Texto...
PortugalGay.PT
Inquérito da Semana: 23 a 29 Mai 2012 - Com que idade teve o seu 1º relacionamento sexual com uma pessoa do sexo oposto?
Estamos no Facebook
Índice
ÍndiceOn-LineNotícias

SIDA: Preservativos na Escola


Segunda-feira, 1 Dezembro 2003 00:58 (23:58Z)



SIDACriar uma zona específica nas escolas onde os alunos possam obter, com confidencialidade, preservativos e informações sobre o vírus da sida e as doenças sexualmente transmissíveis é uma sugestão feita pela ONU, como forma de prevenir o contágio do VIH entre os jovens. Professores e associações de pais ouvidos pelo CM admitem tal proposta mas defendem, como primeira linha de actuação, a implementação da educação sexual nas escolas, que não existe. "É importante fazer educação sexual nas escolas mas os vários governos têm falhado porque não têm tomado medidas para se avançar nesse nível, que passa pela formação de professores", afirma Manuela Teixeira, dirigente da FNE - Federação Nacional dos Sindicatos de Educação. Reconhece a importância do "muito trabalho a fazer nesta área, que é complexo e importante e deve ser feito ao nível do 3.º ciclo e secundário num quadro multidisciplinar" que passa ainda pela prevenção da gravidez precoce, uma situação que coloca Portugal como segundo país europeu com maior número de mães adolescentes, logo a seguir à Inglaterra. Manuela Teixeira considera que uma máquina de venda de preservativos numa escola "é melhor que nada. Não é pior que ter uma criança com gravidez precoce e com sida e a máquina não deve ser vista como um incentivo à prática das relações sexuais". O diálogo dos jovens com os pais deve ser, na sua opinião, uma "articulação" com a educação sexual na escola, que é ainda condicionada pelas conotações religiosas. Defende que se faça uma experiência-piloto, com a colocação de uma máquina numa escola. No fim devem avaliar-se os efeitos, mas aconselha prudência. António Avelãs, da FENPROF - Federação Nacional dos Professores -, reconhece que "há uma tradição negativa que rodeia a sexualidade que não é facilmente ultrapassada". "É preciso que a escola seja pioneira no combate à sida e ultrapasse esses problemas. Em termos globais a educação sexual não existe e é preciso que os professores recebam formação, mas temo que não se avance muito nesse campo." Albino Almeida, presidente da CONFAP - Confederação das Associações de Pais - diz que "a fim de se evitarem 'suicídios', podem ser aceitáveis as máquinas dos preservativos nas escolas". "A prevenção não chega e a sida mata, logo é um 'suicídio' ter relações desprotegidas. As máquinas dos preservativos são um mal menor, talvez necessário na contingência desta realidade, talvez assim seja possível salvar vidas", afirma.

Marcadores/Tags:

sida vih/sida

Participe!



Participa na Rede Social PortugalGay.pt! (versão beta)

 
 

Notícia anterior


AnteriorBRASIL: Arcebispo do Rio quer censurar vídeo sobre VIH/SIDA
 

Notícia seguinte


SeguinteSIDA: Abraço Lamenta "Mais Um Ano Perdido" no Combate à Doença
 

Também no PortugalGay.pt...

RSS/AtomATOM/RSS
Esta secção está diponível em formato Feed RSS 2.0.
Reportagens Especiais & Foto Reportagens
sobre os últimos acontecimentos LGBT em Portugal e no mundo.
Para o teu site ou Blog
Agora já podes ter as Notícias do PortugalGay.PT no seu site ou blog

Notícias da Semana

Quarta-feira, 23 Maio 2012 23:51 (22:51Z)
Actualizado há 11 horas e 45 minutos.


ESPANHA: Casal gay de Pinguins do Zoo de Madrid vão ser pais em breve

Quarta-feira, 23 Maio 2012 21:23 (20:23Z)
Actualizado há 14 horas e 15 minutos.


EUA: Cada vez mais abertura para jogadores gays

Quarta-feira, 23 Maio 2012 11:49 (10:49Z)
Actualizado há 24 horas.


EUA: Pena de 30 dias para implicado em suicídio gay gera polémica

PORTUGAL: Coimbra assinala 3ª Marcha contra LGBTfobia

Sexta-feira, 18 Maio 2012 12:53 (11:53Z)


PORTUGAL: Coimbra assinala 3ª Marcha contra LGBTfobia

Sexta-feira, 18 Maio 2012 13:04 (12:04Z)


PORTUGAL: Matou namorado por ciúmes

Sexta-feira, 18 Maio 2012 13:31 (12:31Z)


EUA: Estudo mostra que é possível identificar orientação sexual pela cara de uma pessoa

Segunda-feira, 21 Maio 2012 07:45 (06:45Z)


CANADÁ: Jenna Talackova é uma das miss simpatia

Sábado, 19 Maio 2012 17:57 (16:57Z)


IRÃO: Quatro homens condenados a morte por enforcamento por sodomia

ESPANHA: Atlético de Bilbao contra a Homofobia

Sexta-feira, 18 Maio 2012 00:33 (23:33Z)


ESPANHA: Atlético de Bilbao contra a Homofobia

Sexta-feira, 18 Maio 2012 19:05 (18:05Z)


MALAWI: Revolução nos direitos LGBT a caminho?

EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Domingo, 20 Maio 2012 12:50 (11:50Z)


EUA: Dirigente de topo da cidade de New York abertamente lésbica casou-se este sábado

Quarta-feira, 23 Maio 2012 00:19 (23:19Z)


REINO UNIDO: Advogado aconselha atletas olímpicos LGBT de países hostis a pedirem asilo em Londres

Sexta-feira, 18 Maio 2012 11:32 (10:32Z)


PORTUGAL: JSD assinala dia mundial de luta contra a homofobia

Sexta-feira, 18 Maio 2012 12:13 (11:13Z)


MYANMAR: Primeiro evento do orgulho LGBT quebra barreiras

PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Segunda-feira, 21 Maio 2012 22:20 (21:20Z)


PORTUGAL: Um olhar para os direitos humanos das pessoas LGBT, no Porto

Segunda-feira, 21 Maio 2012 17:52 (16:52Z)


PORTUGAL: Scissor Sisters afinal estarão em Portugal a 17 de Julho

Terça-feira, 22 Maio 2012 11:28 (10:28Z)


EUA: Movimento NAACP apoia igualdade no casamento civil




Veja também:
Arquivo 2003 | Arquivo 2004 | Arquivo 2005 | Arquivo 2006 | Arquivo 2007 | Arquivo 2008 | Arquivo 2009 | Arquivo 2010 | Arquivo 2011 | Arquivo 2012 | mobile



3D Animated Flags--By 3DFlags.com

ÍndiceOn-LineNotícias
 
Junte-se a nós no Facebook Siga-nos no Twitter
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados


A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Publicar a pergunta e resposta em portugalgay.pt/blog.

Nota: o PortugalGay.pt reserva-se o direito de selecionar e/ou alterar as perguntas editadas nesta secção.

Sistema de autenticação
Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

                             
Fala Connosco!
800 20 69 19 - Número Grátis
© 1996-2012 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Informação sobre Publicidade | Contactos | Mapa do Portal

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Blogs LGBT em Portugal | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa / Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa | Jovem Gay | Hot Gay Portugal Guide | Mr Gay Portugal