FAQs: Estilo de Vida (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay
Apoio

Perguntas e Respostas sobre a Homossexualidade

Estilo de Vida

O que é o estilo de vida Gay?

Embora não seja normalmente utilizado em português o termo estilo de vida ("gay lifestyle") para indicar a forma de estar na vida dos homossexuais existe o preconceito que os homossexuais tem um maneira de pensar e estar diferente dos heterossexuais. Algumas pessoas pensam que o dia a dia de um homossexual é centrado no sexo e na procura de parceiros sexuais. De facto existem indíviduos para os quais o único objectivo na vida é conseguirem ter uma boa sessão de sexo de preferência sempre com pessoas diferentes, no entanto isto tanto acontece nos homossexuais como nos heterossexuais.

Na realidade a forma de estar na vida dos homossexuais é tão variada como a dos heterossexuais. Alguns preferem ter relacionamentos de longa duração, outros preferem manterem-se mais independentes. Os passatempos e ocupações são tão diverseficados como os da população heterossexual.

Mas, como é compreensível, os homossexuais tem algo de comum em termos culturais. Graças a vivências semelhantes, muitos homossexuais partilham ideias, sentimentos e mesmo uma linguagem própria. Se pensarmos um bocadinho isto não é supreendente: afinal quantos homossexuais é que tiveram de assumir a sua sexualidade?

Quantos homossexuais existem?

Os estudos efectuados referem de 1 a 20% de homossexuais na população. O número mais aceite é de 10% (estudo de Kinsey). No entanto, até ao estigma social associado à homossexualidade ser removido da sociedade é pouco provável que alguma vez saibamos quais as verdadeiras percentagens das diversas orientações sexuais.

Se bem que os números sejam discutíveis é quase certo que a grande maioria das pessoas já teve contactos regulares com um indivíduo homossexual, quer tivessem consciência do facto ou não. Muitas pessoas ficam espantadas ao descobrir que algém de que gostam, respeitam e com quem se preocupam é homossexual.

Os homossexuais são paranóicos pelo sexo?

Como já foi referido (O que é o estilo de vida gay) os homossexuais não são mais dados a desejos e pensamentos sexuais que os seus pares heterossexuais. Da mesma forma os homossexuais não se sentem atraídos por todas as pessoas que encontram do mesmo sexo.

As vidas dos homossexuais, como as vidas dos geterossexuais, têm muito mais que o sexo, mas é fácil perceber porque pensam assim algumas pessoas: muitos não sabem sequer que conhecem um homossexual. Por consequência, o único conhecimento de causa que têm vem dos meios de informação ou de boatos, nenhum dos quais mostrará provavelmente o casal ou indivíduo homossexual habitual. O negócio dos meios de informação é vender notícias, e comportamentos radicais de qualquer tipo vendem. Como é óbvio vão focar os seus interesses nos comportamentos mais radicais que podem encontrar na comunidade homossexual.

Os homossexuais são promíscuos?

A promiscuidade não tem nada a ver com a orientação sexual de um indivíduo, mas sim com os seus valores e crenças. Assim, como na comunidade heterossexual, alguns homossexuais são promíscuos, outros não. Um estudo de 1992 (nos EUA) indicava que 55% dos homossexuais masculinos e 71% das lésbicas tinham relações estáveis.

Os homossexuais são pessoas infelizes e solitárias?

Algumas pessoas gostam de apresentar os homossexuais como infelizes e solitários mostrando assim que a homossexalidade é algo de mau e terrível. Em primeiro lugar a maioria dos homossexuais não são pessoas infelizes e solitárias, mas de facto existem casos em que assim é. Ser homossexual na nossa sociedade não é fácil. O estigma social, a rejeição pela família, amigos, religião, a discriminação e um isolamento social podem ter efeitos devastadores. Os que as pessoas se esquecem é que elas próprias são um factor importante para o problema. Ao divulgar boatos e ideias infundadas sobre a homossexualidade tornam o mundo um lugar onde a vida de um homossexual é extremamente complicada.

Será que todas as lésbicas são amazonas feministas devoradoras de homens?

Se bem que uma grande parte das lésbicas sejam feministas, a maioria das feministas não odeia os homens. Elas apenas defendem o conceito que as mulheres merecem os mesmos direitos para tomarem decisões pessoais e as mesmas oportunidades de desenvolvimento social e professional que os homens.

Porque é que os homossexuais mostram a sua sexualidade? Não a podiam manter só para eles?

Em geral a maioria dos indivíduos homossexuais não anda a apreguar a sua sexualidade. De facto, muitos fazem tudo por esconder a sua orientação sexual. Neste aspecto a sociedade vê de uma forma completamente diferente os homossexuais e os heterossexuais. Assim no caso de um casal de heterossexuais passear por um parque de mão dada, tal facto é compreendido como algo de perfeitamente natural, até de louvar. Por outro lado, se um casal homossexual tiver a mesma atitude vão certamente dar nas vistas e provavelmente serão alvo de agressões no mínimo verbais, e serão acusados de estarem a chocar as outras pessoas, promoverem o seu estilo de vida depravado.

Os heterossexuais podem falar abertamente das suas namoradas(os), ter fotografias das suas paixões na secretária, despedirem-se com um beijo no aeroporto, ir com as esposas às festas e jantares da empresa, etc, etc. Um homossexual que opte por uma atitude semelhante pode ser visto como um arruaceiro, ou um militante homossexual ansioso por mostrar que tem razão. Na realidade a maioria dos homossexuais não se assumiram para mostrarem que têm razão. Eles querem pura e simplesmente poder partilhar os vários aspectos da sua vida da mesma forma que o fazem os heterossexuais.

O que a maioria das pessoas quer quando diz que os homossexuais deviam manter a sua vida privada, é que deviam manter a sua vida em segredo. Imagina por um momento, o que seria esconder a existencia da pessoa mais importante na tua vida.

O que os homossexuais fazem na cama é tão nojento e repelente!

Em primeiro lugar, ninguem tem nada a ver com o que dois adultos fazem de forma consensual na privacidade do seu lar. Em segundo lugar, os homossexuais não fazem nada na cama que os heterossexuais também não façam. O comportamento na cama entre casais homossexuais poderia ser considerado suave quando comparado com o relacionamento de alguns casais heterossexuais.
 

Perguntas e Respostas sobre a Homossexualidade

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal