FAQs: Criação vs. Educação (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay
Apoio

Perguntas e Respostas sobre a Homossexualidade

Criação vs. Educação

O que origina a homossexualidade, será a homossexualidade uma escolha?

A orientação sexual, quer para heterossexuais, quer para homossexuais não parece ser algo que uma pessoa escolha. Alguns estudos recentes indicam que a orientação sexual tem uma grande influência genética ou biológica sendo, provavelmente, determinada antes ou pouco depois do nascimento. Se bem que estes estudos não sejam conclusivos, é irresponsável assumir que a homossexualidade é uma escolha. Existem mais provas científicas que suportam a ideia que a orientação tem uma componente genética, do que provas que indiquem que é apenas uma questão de opção. Tal como os heterossexuais, os homossexuais descobrem a sua sexualidade como um processo de crescimento. A única escolha que o homossexual pode tomar é a de viver a sua vida de acordo com a sua verdadeira natureza, ou de acordo com o que a sociedade espera dele.

Descrever a homossexualidade como um simples caso de escolha é ignorar a dor e confusão por que passam tantos homens e mulheres homossexuais quando descobrem a sua orientação sexual. É absurdo pensar que esses indivíduos escolheram deliberadamente algo que os deixa expostos à rejeição por parte da família, amigos e sociedade.

A crença que a homossexualidade é uma escolha, esconde a elevada taxa de suicídios entre adolescentes atribuídos à orientação sexual. Porque iria um adolescente acabar com a sua vida, se podia, pura e simplesmente, evitar a vergonha, o medo e o isolamento escolhendo ser heterossexual? Este preconceito também ignora todos os homossexuais que tentaram viver a sua vida como heterossexuais, escondidos atrás de uma fachada de casamento, sempre sentido um vazio e falta de realização pessoal.

A ideia que a homossexualidade é uma escolha é insultuosa para os milhões de mulheres e homens homossexuais que sabem que a sua orientação sexual não é baseada num decisão que eles tomaram mas sim em algo tão inato como a cor dos seus olhos.

Será a homossexualidade um problema psicológico originado por má orientação pelos pais ou falta de crença religiosa?

A American Psychological Association (Associação de Psicologia Americana) não considera a homossexualidade como um desvio emocional ou mental. No entanto o estigma social associado ao facto de ser homossexual pode ser emocionalmente devastador.

Os indivíduos homossexuais crescem em todo o tipo de lares, em todos os tipos de famílias. São criados nas áreas rurais, nas grandes cidades e em todos os locais deste mundo. Os homossexuais estão presentes em todos os grupos socio-económicos, étnicos e religiosos imagináveis.

Aparentemente a educação dada pelos pais tem pouca, se alguma, influência na orientação sexual de uma criança. No entanto, a atitude dos pais pode influenciar o modo como a criança aceita a sua sexualidade, quer seja heterossexual quer homossexual.

Será a homossexualidade causada por abusos, ou más experiências com indivíduos do sexo oposto?

Muitos indivíduos sofrem todo o tipo de abusos e negligências quando crianças, e no entanto, tornam-se adultos heterossexuais. Muitos indivíduos, quer heterossexuais quer homossexais, tiveram más experiências com indivíduos do mesmo sexo. Não existe nenhuma correlação entre qualquer destes acontecimentos e a homossexualidade.

A homossexualidade pode ser curada?

Como a homossexualidade não é uma doença ou desvio, não existe nada para curar. Alguns terapeutas dizem que podem libertar os indivíduos homoessexuais dos seus desejos homossexuais, mas os seus métodos são questionáveis e raramente, se é que alguma vez, conseguem alterar permanentemente a orientação sexual de uma pessoa.

De acordo com a American Psychological Association, não existe nenhuma prova científica que suporte a eficácia de qualquer terapia na tentativa de converter homossexuais em heterossexuais
 

Perguntas e Respostas sobre a Homossexualidade

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal