Foto Reportagem: Pedro Stephan - Brazilian Homosexual Culture (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Foto Reportagem

Pedro Stephan - Brazilian Homosexual Culture

Reportagem Especial
Texto por PortugalGay.PT. Fotos por Pedro Stephan.
Copyright PortugalGay.PT - Todos os Direitos Reservados

Foto por Pedro Stephan

Pedro Stephan

O fotógrafo carioca Pedro Stephan (contacto: pedro.stephan@gmail.com), tem nesta última década dedicado-se a documentar todos os aspectos do movimento de emancipação das minorias sexuais. Foi ele que criou as imagens dos jovens casais gays que ilustram os dois cartazes da parada de São Paulo 2004 que teve uma tiragem inicial de 100 mil cartazes editados pela prefeitura de Sampa.

Pedro Stephan levou o seu trabalho sobre homocultura para ser apreciado na "leitura de portfólio", evento que foi parte da programação do FotoRio, o acontecimento internacional de fotografia, que ocorreu em Maio/Junho deste ano no Rio de Janeiro, Brasil.

Na leitura de portfólio, os fotógrafos profissionais submetem seu trabalho á apreciação de críticos/fotógrafos/curadores brasileiros e internacionais. Stephan recebeu inúmeros elogios ao seu trabalho por parte de vários dos críticos, e foi convidado por Pedro Meyer, conhecido fotógrafo/curador internacional para expor no seu site "ZoneZero" o mais visitado site de fotografia profissional da Internet.

Meyer escolheu 20 fotos de Stephan, que estão na exposição virtual intitulada "Brazilian Homossexual Culture" no website ZoneZero:

*ZoneZero

Foto por Pedro Stephan

As fotos Selecionadas

São fotos de eventos da militância gay, retratos de casais, personalidades do meio homossexual, artistas, instantâneos das paradas de orgulho gay, e como não poderia deixar de faltar, algumas imagens de homoerotismo.

Como as exposições virtuais tem banda sonora acompanhando as imagens, Pedro selecionou a canção "Cangoma" uma recriação de um tema religioso afro-brasileiro feita por Carlos Trilha (produtor dos discos de Renato Russo) e Fernando Morello sócios do estúdio Órbita, e interpretada pela cantora Aricia Mess parceira de Stephan (que escreveu algumas letras) em duas canções no cd.

Stephan cujo trabalho já é reconhecido dentro do meio gay, pois nos últimos anos fotografou para a SG Press, para o Mix Brasil e a G Magazine, tendo sido editado também no exterior, nos EUA, Alemanha, Portugal (no site PortugalGay.PT) e França onde teve um ensaio de 7 páginas sobre os belos homens de Ipanema editada pela Tetu Magazine pertencente ao estilista Yves Saint Laurent.

Pedro agora passa a ser cotado na grande fotografia internacional, como artista que vem traduzindo em imagens o movimento brasileiro (que é parte de uma corrente mundial) da consolidação da cidadania homossexual, que se expressa através das paradas do orgulho gay, que atraem milhões de pessoas, e são talvez a maior mobilização das massas do Brasil desde as Diretas Já.

Mas o seu trabalho também fornece munição para embate ideológico contra as forças conservadoras, pois as suas imagens são usadas na difusão da cultura homossexual como moeda corrente dentro da nossa sociedade: a música, as artes plásticas, as festas. Tanto as raves, quanto o carnaval, que tem e historicamente sempre teve uma participação em peso da comunidade homossexual na sua construção, a literatura, o cinema e o teatro criados por pela comunidade GLBTT são motivos do portfólio de Stephan.

Cartaz com foto por Pedro Stephan

Sobre Pedro Meyer

Fundador do 'Conselho Mexicano de Fotografia'. Realizou mais de 140 exposições individuais e participou em muitas coletivas. Recebeu numerosos prémios, entre os quais, a bolsa Guggenheim e o NEA (Nacional Endowment for the Arts), Prémio Internacional Citta di Anghiarri e Várias Bienais de Fotografia. Foi conselheiro fundador para a bolsa 'Mother Jones'. Tem sido jurado em eventos como a 'Primeira Bienal de Havana', o 'World Press Photo' e diversos outros eventos em seu país e fora dele. Além de seu trabalho artístico como fotógrafo, é docente, curador de exposições, editor de livros e recentemente se envolveu na criação de um site dedicado à fotografia conhecido como 'ZoneZero.com'. Em formato bilíngue (inglês-espanhol), o 'ZoneZero' hoje em dia é o mais visitado da internet, com acessos em mais de 110 países. Foi nomeado membro do Conselho Consultivo da 'George Eastman House', o museu de fotografia mais antigo do mundo. Assim como foi membro do Conselho Consultivo para inúmeras revistas e publicações de todo mundo.

Cartaz com foto por Pedro Stephan

Sobre a "Leitura de Portfolio"

Uma das principais actividades do FotoRio 2005, onde se encontraram fotógrafos e curadores, críticos e estudiosos da fotografia de vários estados e do exterior. A Leitura de Portfólio aconteceu de 31 de maio a 3 de junho de 2005 no Castelinho do Flamengo (Praia do flamengo 158). A Leitura de Portfólio tem como objetivo dar mais visibilidade aos trabalhos dos fotógrafos, que tiveram a oportunidade de apresentar os seus portfólios a profissionais da área de renome como directores de museus e centro culturais, galerias, festivais, assim como a curadores, colecionadores, marchands, pesquisadores, artistas e editores nacionais e internacionais.

Foto por Pedro Stephan

Sobre o FotoRio

FotoRio 2005 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro tem como objetivo valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos arquivos e coleções públicas e privadas, e à produção fotográfica brasileira e estrangeira. Para tanto, promovemos exposições, colóquios, oficinas, seminários e mesas-redondas, palestras e conferências, leitura de portfólio, projeções e intervenções urbanas, fazendo do Rio de Janeiro um ponto de encontro para refletir e debater em torno da fotografia. Algumas exposições começaram mais cedo, outras se estendem após junho, mas o mês de referência do FotoRio é sempre junho.

O início do FotoRio 2005 foi marcado pela Jornada Internacional de Inclusão Visual no Rio de Janeiro, no dia 29 de maio. Nesta jornada, vários projetos que se utilizam da fotografia como meio de inclusão social em Buenos Aires, Cali, Marselha, México e Rio de Janeiro promoveram, articuladamente, uma documentação da vida quotidiana nas suas respectivas comunidades.

Dentre os principais eventos na edição deste ano, o destaque também para "Fotografia: suporte da memória, instrumento da fantasia". A fotografia é aqui apresentada e debatida na sua dimensão histórica e no seu uso quotidiano, através das exposições Do Olhar Inquieto, do Centro Português da Fotografia, Portraits de Stars, da Maison Européenne de la Photographie; e Retratos Estrangeiros da Biblioteca Nacional; do colóquio internacional Coleções e arquivos fotográficos: constituição, função social e conservação; e da mostra de vídeos com debates intitulada Por dentro do olhar na imagem em movimento.

Diversas outras exposições fizeram parte do programa incluindo uma mostra organizada pela Magnum Photos intitulada Henri Cartier-Bresson - Fotógrafo, homenagem do FotoRio ao Olho do Século. Também aconteceram palestras sobre os mais diversos temas, como por exemplo, a autoria fotográfica, debatida através do trabalho de fotógrafos brasileiros e estrangeiros (senegaleses, franceses, argentinos, entre outros) na palestra "O fotógrafo como autor" com Pedro Meyer.

No que toca às oficinas, Conversa com Martine Franck , impõe-se como uma das mais significativas. Durante três dias, de 25 a 27 de maio, a renomada fotógrafa da Magnum Photos apresentou o seu trabalho e suas idéias em torno dos temas "retrato", "paisagem" e "fotos de cena", além de comentar o trabalho dos participantes.

Foto por Pedro Stephan

Pedro Stephan no PortugalGay.PT

Veja as foto-reportagens com que Pedro Stephan presenteou o PortugalGay.PT no passado:

Parada do Orgulho - Rio de Janeiro 2004

Parada do Orgulho - São Paulo 2004

Parada do Orgulho - Rio de Janeiro 2002

Parada do Orgulho - São Paulo 2002

Foto por Pedro Stephan


Setembro 2005
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal