Foto Reportagem: Marcha Nacional do Orgulho LGBT 2005 (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Foto Reportagem

Marcha Nacional do Orgulho LGBT 2005

A sexta edição da Marcha Nacional de Orgulho lésbico, gay, bissexual e transgénero de Lisboa, reuniu cerca de 2000 pessoas que desceram a Avenida da Liberdade em Lisboa até ao Rossio no dia 25 de Junho. Este ano, a iniciativa ficou marcada pela presença de algumas personalidades heterossexuais. Entre elas, Rui Zink, Inês Pedrosa, Gabriela Moita, Augusto Seabra e o actor brasileiro Alexandre Frota, que reiteraram o seu apoio à legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo - medida que já está em aprovação em Espanha e que foi o grande objectivo político da manifestação.

Pela primeira vez, a iniciativa contou com o apoio de Rui Zink e Inês Pedrosa, que foram "madrinhos" da marcha. Estes consideraram que a iniciativa é uma "luta de todos os que defendem os seus direitos". O respeito pela liberdade e pelos direitos humanos foram as grandes motivações que levaram os dois escritores a aceitar o convite. Rui Zink disse não compreender "como é que pessoas que pagam impostos, não podem ter o direito civil ao casamento". Uma opinião partilhada por Inês Pedrosa, que considera que "o reconhecimento do direito ao casamento civil e à adopção de crianças é uma questão de direitos humanos fundamental, da máxima urgência" e lamenta as "manifestações de agressão homofóbicas" que aconteceram em Viseu, "fruto de uma mentalidade hipócrita e sonsa".

O evento foi organizado pela ILGA Portugal, Clube Safo, Não Te Prives e Panteras Rosa, as quais leram o Manifesto 2005 no início da Marcha. O evento contou também com a participação do PortugalGay.PT (divulgando o Porto Pride 2005), Rede Ex Aequo, Amnistia Internacional, SOS Racismo, Partido Humanista, Bloco de Esquerda, Opus Gay, Discoteca Trumps, diversas organizações da Marcha Mundial de Mulheres assim como muitos participantes a título individual.

À noite aconteceu mais um Arraial Pride no Parque do Calhau.

Mais eventos Pride em www.portugalpride.org

Marcha

MarchaPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosInícioInícioInícioInícioManifestoManifestoManifestoBandeirãoBandeirãoBandeirãoBandeirãoBandeirãoBandeirãoBandeirãoILGA PortugalILGA PortugalILGA PortugalPanteras RosaPanteras RosaClube SafoPorto Pride/PortugalGayPorto Pride/PortugalGayPorto Pride/PortugalGayPorto Pride/PortugalGayPorto Pride/PortugalGayPorto Pride/PortugalGayPorto Pride/PortugalGayPorto Pride/PortugalGayPorto Pride/PortugalGayRede Ex AequoRede Ex AequoRede Ex AequoRede Ex AequoMarcha Mundial das MulheresMarcha Mundial das MulheresMarcha Mundial das MulheresMarcha Mundial das MulheresOpus GayBloco de EsquerdaBloco de EsquerdaBloco de EsquerdaPartido HumanistaAmnistia InternacionalTrumps DiscoOutros ParticipantesOutros ParticipantesOutros ParticipantesOutros Participantes
25 Junho 2005
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal