Reportagem: Marcha do Orgulho LGBT em Lisboa (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Reportagem

Marcha do Orgulho LGBT em Lisboa

Realizou-se sábado a 10ª Marcha do Orgulho Gay de Lisboa (MOL). Partiu do jardim do Príncipe Real pouco depois das 18:00 uma massa de pessoas, cerca de 2000, que reivindicaram direitos para gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros, mas este ano mais focados no termo "Igualdade", uma referência ao "Movimento Pela Igualdade no acesso ao Casamento Civil", www.igualdade.net .

A MOL foi organizada por um grupo de associações e colectivos diversos que inclui além de entidades dirigidas mais especificamente para os GLBT como Clube Safo, Rede Ex Aequo, ILGA Portugal, Panteras Rosa, Não Te Prives, Associação Cultural Janela Indiscreta e Rumos Novos outras entidades que não tem como foco principal as questões GLBT como os Médicos pela escolha que nasceu com o referendo à interrupção voluntária da gravidez e que mantém as suas actividades, a Associação Pelo Planeamento da Família, Grupo Português de Activistas Sobre Tratamentos de VIH/SIDA, Rede Portuguesa de Jovens Para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, SOS Racismo e UMAR.

A marcha desceu a Rua de São Pedro de Alcântara, em direcção ao Largo de Camões, Rua Garrett, Rua do Carmo, terminando na Praça do Rossio, onde os representantes dos diferentes colectivos manifestaram alguns anseios, e ideias de como o nosso país devia tratar as questões LGBT em geral. A lamentar a falta de meios técnicos que impossibilitou uma correcta audição dessas ideias pelas muitas pessoas que se espalharam pela praça a conversarem em ambiente descontraído de final de tarde.

Paulo Vieira da Não Te Prives, uma associação com sede em Coimbra, era um dos que coordernava as movimentações, e mostrava-se satisfeito com a adesão, segundo Sérgio Vitoriono das Panteras Rosa a "adesão deve ter ficado acima das 2000 pessoas" sendo assim "a maior marcha do orgulho de sempre em Portugal".

No dia 11 de Julho realiza-se a 4ª edição da Marcha do Orgulho LGBT no Porto, sobe o tema "Na felicidade e na dor, o que faz a família é o Amor!", mais informações sobre eventos pride em Portugal disponível em: www.portugalpride.org.

Preparativos

PreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativosPreparativos

Marchando

MarchandoBloco de EsquerdaPanteras RosaILGA Portugal + Rede Ex AequoMarchandoSOS RacismoClube SafoMarchandoSai de Mota do ArmárioSai de Mota do ArmárioMarchandoATTACNão Te PrivesAmnistia InternacionalGRIT (ILGA Portugal)Rede Ex AequoMarchandoMarchandoPorto Pride 2009 + MOPMaria LisboaPanteras Rosa

Descontraindo

DescontraindoDescontraindoDescontraindoDescontraindoDescontraindoDescontraindoDescontraindo
20 Junho 2009
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal