Foto Reportagem: Cologne Pride 2005 (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
 
Parceiro PortugalGay

Foto Reportagem

Cologne Pride 2005

ColognePridePride de Colónia


No passado dia 2 de Julho Köln/Colónia celebrou mais um Pride. A cidade alemã pretendia ter o maior Pride da Europa mas ficou-se pelos 600 mil convivas um número que ficou muito à quem dos mais de 1 milhão de pessoas que se juntaram no mesmo dia em Madrid (que estava numa situação muito particular com a celebração dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo). Curiosamente no mesmo dia, mas numa escala bem mais "caseira" também se realizou o Porto Pride na cidade invicta. Em todos estes eventos milhões de pessoas vindas dos quatro cantos do mundo mostraram que é possível ultrapassar o desafio de ter uma orientação sexual minoritária e puderam assim dar um testemunho vivo e em festa que os LGBT existem e fazem parte da sociedade. O mote do Cologne Pride deste ano foi "envelhecer com dignidade" mostrando que não podemos só olhar para a juventude e é preciso pensar naqueles que tanto fizeram pela sociedade de hoje.

A convite da cidade, o PortugalGay.PT esteve nesta metrópole poucas semanas antes do evento. Embora a organização tenha contado com o apoio oficial do Turismo da cidade uma visita ao posto de turismo da cidade não revelou qualquer material promocional LGBT, pelo contrário o pequeno posto de turismo estava repleto de material de todo o tipo promovendo o encontro dos jovens católicos mostrando claramente as prioridades da cidade.

Mas desengane-se quem pensa que a XX Jornada Mundial da Juventude organizada pela Igreja Católica Apostólica Romana não terá participação LGBT visível. Efectivamente a Associação Gay "The KLuST" organizou uma série de eventos afirmando a presença dos LGBT na sociedade, e denunciando os estímulos de ódio feitos muitas vezes pela ICAR em relação aos Homossexuais. Estes eventos terão a presença de entidades internacionais como a Federação Internacional de Gays e Lésbicas (ILGA Mundo), o Fórum Europeu de Grupos de Gays e Lésbicas Cristãos e Grupo Episcopal de Trabalho Ecuménico Homossexual.

Ao contrário das Jornadas da Juventude inventadas em 1984 pelo falecido Papa João Paulo II para promover a Igreja Católica Apostólica Romana junto dos jovens, o Pride de Colónia, bem como os outros Pride do mundo não celebram uma invenção mas sim uma data que este ano fez 36 anos: a data de 28 de Junho de 1969, quando em Stonewall Inn em Nova Iorque, E.U.A. se deu uma rebelião, como resposta as sistemáticos agressões, detenções, e actos abusivos, feitos pela policia local. Estes eventos são identificados normalmente na Alemanha pela sigla "CSD" - Christopher Street Day, numa referência à rua onde ocorreram os motins.

O Pride de Colónia reuniu uma série de acontecimentos diversificados. Desde uma gala protagonizada por artistas alemães da canção, com o título "Deixa o sol brilhar no teu coração". Uma conferência sobre "lebenslang liebens: würdig", por outras palavras, quer dizer, "envelhece com dignidade" onde se pretendeu chamar atenção para os LGBT mais idosos, e sua aceitação por todos, incluindo os LGBT mais jovens. Não foi esquecido o lado religioso com os "Pride Divine Services" para todos os LGBT com fé num Deus, seja ele qual for. Mas os maiores momentos, além da parada, são as duas Pride-Night: duas noites mágicas com as ruas de Colónia cheias de convivas o que para muitos justifica por si só uma ida ao Pride de Colónia.

Este ano também contou pela primeira vez com um programa adicional específico para lésbicas com peças de teatro, projecção de filmes, visitas a locais com significado para as lésbicas da cidade ao longo dos tempos, uma noite de cabaret erótico (cujos lucros revertem a favor de uma ONG) e uma tertúlia sobre o papel das mulheres lésbicas no mundo.

KölnCidade de Colónia


Uma cidade com cerca de um milhão de habitantes, repleta de lembranças deixadas pela civilização Romana, é também uma cidade de contrastes arquitectónicos, que vão de edifícios com linhas rectas e espelhadas, ás típicas casas alemãs, passando pelo monumentos de construção gótica e as habitações de estilo pós-guerra. Colónia tem 31 museus (incluindo um Centro de Estudos da História Homossexual). Em adição à universidade, tem 3 faculdades. Fachhochschule Köln (A Universidade de Ciências Aplicadas de Colónia) é, com seus 18.000 estudantes, a maior faculdade na Alemanha. Colónia tem um total de 65.000 estudantes. Vinte por cento da população de Colónia não é alemã. Desses, quarenta por cento são Turcos. A recomendar dois restaurantes distintos: Haxenhaus, situado na rua Frankenwerft nº19, um edifício rústico e onde nos podemos deliciar com um menu de carnes fabuloso. Os empregados falam inglês, e para evitar confusões o menu tem números, tipo menu chinês, evitando confusões por visitantes não germânicos na altura de pedir. O restaurante "Kini", mais moderno e trendy com uma cozinha sofisticada e muito saborosa, é também ponto de encontro da comunidade LGBT. Köln / Colónia anuncia-se também como a única cidade europeia com um "Pink Wellcome Card": um cartão válido por diversos dias que combina viagens ilimitadas nos transportes públicos com descontos em diversos estabelecimentos LGBT. Quanto a bares a escolha é tanta que é o difícil é decidir onde ir e quando ir, e aqui um contacto prévio com os LGBT da cidade pode evitar confusões e ajudar certamente a desfrutar das particularidades de cada local que variam desde os locais cheios de fashion-victims e música do festival da canção até aos leather bars onde menina não entra e há controlo estrito do vestuário.

German WingsGerman Wings


Esteve também uma companhia aérea ainda relativamente pouco conhecida em Portugal, contudo Gordon Jenner (director de marketing e vendas, e relações públicas) revelou-nos que os voos para e de Lisboa estão a ser um sucesso. Viajar com a German Wings só é possível através de compra de bilhete via Internet, mas sem reserva de lugar. Tudo é uma questão de sorte para conseguir lugares juntos quando se viaja acompanhado. Em compensação os preços da viagem são muito em conta e mesmo o menu de bordo é relativamente económico. Na nossa viagem o pessoal de bordo foi irrepreensível e eficaz.

Intercontinental HotelsIntercontinental Hotels


Este hotel com 250 quartos e 12 suites, situado no centro histórico da cidade com um serviço cinco estrelas. Simpatia e profissionalismo é o que se pode esperar dos colaboradores deste hotel. Quartos práticos à altura de uma viagem de lazer ou negócios, com acesso à Internet de banda larga, e vários canais de TV (a lamentar a falta de variedade linguística, que é maioritariamente falado em Alemão). Em todo o hotel uma decoração sóbria mas agradável. Outro atractivo é o acesso directo ao ginásio, onde pode relaxar, fazer uma piscina, desfrutar das três saunas diferentes, turco, aulas de fitness e a pedido: massagens e solário. O bar do Intercontinental é uma surpresa como comenta Sascha Brezovac (director de Vendas e Marketing). "Não é normal um bar de hotel ter tanto movimento, quanto tem o nosso. Funciona muito bem, e até tarde, trazendo até cá muitos habitantes de Köln para desfrutarem da música ao vivo e do ambiente." Ainda segundo Sascha, o Intercontinental Hotel, é muito procurado por hóspedes LGBT alcançando elevadas taxas de ocupação em eventos importantes da cidade, como o Carnaval e o Pride de Köln.

Nais informações sobre o Cologne Pride em www.colognepride.de.

Jornalistas em modo turismo

Jornalistas em modo turismoJornalistas em modo turismoJornalistas em modo turismoJornalistas em modo turismoJornalistas em modo turismoJornalistas em modo turismo

Intercontinental Hotel Köln

Intercontinental Hotel KölnIntercontinental Hotel KölnIntercontinental Hotel Köln

Colónia Medieval

Colónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia MedievalColónia Medieval

Colónia Contemporânea

Colónia ContemporâneaColónia ContemporâneaColónia ContemporâneaColónia ContemporâneaColónia Contemporânea

Colónia Gay

Colónia GayColónia GayColónia GayMonumento pelas vítimas gays e lésbicas do regime naziMonumento pelas vítimas gays e lésbicas do regime naziMonumento pelas vítimas da SIDA

Cologne Pride (fotos por ColognePride)

Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)Cologne Pride (fotos por ColognePride)
19 Agosto 2005
 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal