Assumir-me? (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Estamos no Facebook
 
Parceiro PortugalGay
Apoio

Assumir-me?

Encontrar-se com outros



Chega uma altura de parar de falar e de continuar a viver a tua (nova) vida exactamente como tu a queres. É altura de conhecer outros homossexuais e bissexuais e explorar a tua sexualidade com segurança e confiança.

Uma reacção comum a esta afirmação, especialmente fora das grandes cidades é "Óptimo - mas por onde é que começo?". Lembra-te que ser homossexual tem a ver com exprimires-te da forma que TU queres. Apesar dos esterótipos, não há uma forma exclusiva de se ser homossexual. Somos todos tão diferentes como em qualquer outro grupo de pessoas.

Sair com os amigos e encontrar novos amigos em discotecas ou festas pode ser muito bom, mas este tipo de vida não é para todos e ser homossexual não é só isto.

Tal como com qualquer grupo de pessoas, haverá algumas com quem te darás bem e outras que não. Se sentires que tens pouco em comum com os homossexuais que conheceste até agora podes tentar formas diferentes de contactar com mais homossexuais, por exemplo, correspondentes por carta ou e-mail, ou ainda recorrer aos chats/IRC na internet.

Vidas saudáveis e...



Não há duvida que manteres uma atitude positiva face a ti próprio é um passos importante na direcção de te manteres saudável. É também importante, em tudo o que fazes, que cuides de ti e reflictas nas consequências das acções nos outros.

Este conselho é particularmente útil no que diz respeito ao sexo. Quer se trate de um relacionamento ou de um caso só por uma noite, ter sexo com outro homem pode ser muito bom e deve fazer-nos sentir muito bem acerca de sermos quem somos. O sexo com outro homem pode qualquer coisa que tu queiras que seja e é importante que definas claramente o que queres e o que não queres. Como em tudo as pessoas gostam de algumas coisas e não gostam de outras e é importante que as discutas com o teu parceiro sexual.

...sexo seguro



Em Inglaterra, o VIH (ou HIV, o vírus que causa a SIDA) afecta mais homens homossexuais do que qualquer outro grupo e isto pode criar-nos ansiedade em relação ao sexo. Mas a partir do momento em que sabemos como nos protegermos a nós e aos nossos parceiros, podemos estar calmos e ter prazer com nós próprios. O VIH não se passa através de carícias, beijos ou abraços. Aparentemente o risco de transmissão do VIH através do sexo oral ("broches") é muito baixo mas deve-se tomar precauções especiais se algum de vocês tem cortes ou inflamações na boca devendo usar preservativo (os com sabor são muito mais agradáveis).

O sexo anal ("penetração"), é a actividade mais arriscada no que diz respeito à transmissão do VIH mas, usando correctamente o preservativo e lubrificante adequados cada vez que tiveres sexo anal podes reduzir substancialmente o risco. Para sexo anal devem evitar-se preservativos do tipo "sensitive" e preferir as variedades "strong". Utilizar, por exemplo, Durex UltraStrong. Obviamente há sempre o risco de que o preservativo rebente, verta ou saia. A utilização de lubrificantes é essencial na medida em que torna o sexo anal mais seguro e fácil, portanto utiliza sempre bastante lubrificante à base de água como, por exemplo, o KY da Jonhson & Jonhson (difícil de encontrar nas farmácias mas encontra-se ao fim de uma ou duas tentativas). Não uses óleos, cremes ou loções tais como vaselina ou óleo para bébé já que este produtos enfraquecem o látex dos preservativos numa questão de segundos. Vale a pena referir que num caso de desespero existem sempre as farmácias de serviço permanente já que em caso de vida ou morte a sobretaxa é de importância mínima.

Na associação Abraço e nalguns bares e discotecas é possível obter preservativos gratuitamente.

Já que estamos a falar de doenças sexualmente transmissíveis, vale a pena mencionar que o contágio com hepatite B é de longe mais frequente e fácil entre homens homossexuais do com que o VIH. As boas notícias são que existe uma campanha de vacinação (principalmente para estudantes) a um custo reduzido (cerca de 5500 Esc. para as três doses necessárias).

Para uma conversa confidencial ou mais informação sobre qualquer aspecto relacionado com VIH, SIDA, sexo seguro ou hepatite B contacta as associações referidas na página de informações adicionais.
 

Assumir-me?

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal